No próximo dia 21, acontece no espaço do CESAR.EDU a 37ª edição do Encontro de Usuários de Python de Pernambuco. O evento reúne profissionais, entusiastas e acadêmicos para discussões sobre a plataforma Python e suas aplicações em diversos nichos como web, sistemas embarcados, computação científica.
Na parte da manhã, serão realizadas palestras com temas variados, focando diretamente o Python ou algum projeto que utilize uma ferramenta do Python. Além das palestras previamente programadas, há a possibilidade de “palestras relâmpago”, abrindo espaço para os interessados em expor uma ideia. Na parte da tarde acontece um “dojo”, um desafio onde é apresentado um problema e os participantes tentam resolvê-lo em um computador, usando o Python.
“É um encontro muito informal e os novatos se sentem muito bem acolhidos pelo grupo da comunidade de Python. Até quem não tem muita intimidade com a linguagem pode participar para conhecê-la melhor”, convida Guilherme Medeiros, engenheiro de sistemas do C.E.S.A.R e um dos organizadores do encontro.
Saiba mais
De acordo com o site da comunidade dos usuários no Brasil, Python é uma linguagem de uso geral que pode ser empregada em vários tipos de problemas. A biblioteca padrão inclui módulos para processamento de texto e expressões regulares, protocolos de rede (HTTP, FTP, SMTP, POP, XML-RPC, IMAP), acesso aos serviços do sistema operacional, criptografia, interface gráfica etc.
Python é tipicamente usado em aplicações web e como linguagem de scripting para administração de sistemas. A facilidade de integração com C faz de Python uma linguagem embutida atrativa em aplicações de maior porte. A possibilidade de uso de componentes COM faz de Python uma alternativa mais agradável (e barata) ao Visual Basic. Finalmente, com o uso de ferramentas como o freeze ou Py2Exe é possível distribuir aplicações Python stand-alone, sem que o usuário tenha que instalar o interpretador Python separadamente.
Praticamente tudo o que se faria com qualquer linguagem de programação, seja ela interpretada ou compilada pode-se se fazer com python: protótipos de sistemas, automatizar tarefas repetitivas como manipulação de texto, cópia de arquivos e outros. Pode-se também criar programas que funcionam no modo texto, tanto interativos como servidores (ou daemons). Pode-se fazer programas em modo gráfico usando a interface nativa do seu sistema, ou então utilizando Tk, GTk, Qt, wxWidgets e tantas outras.
37º Encontro de Usuários de Python de Pernambuco
Data: 21 de março
Hora: 9h
Local: CESAR.EDU – Rua do Brum nº77 – Bairro do Recife, Recife – Pernambuco
Entrada Gratuita
Mais informações no site http://pycon.pug.pe/xxxvii/