21212 REALIZA PRIMEIRO INVESTOR DAY EM SÃO PAULO
Com 25 empresas digitais no portfólio e centenas de jovens
empreendedores envolvidos, 21212 apresenta oito empresas a
investidores estrangeiros e nacionais
No dia 24 de junho, o Insper recebe a quarta edição do 21212 Investor Day, evento realizado pela 21212 Digital Accelerator para apresentar ao mercado seu portfólio de empreendedores com startups de alto potencial na área de tecnologia. Na ocasião, as empresas digitais terão a oportunidade de apresentar soluções reais para problemas do dia a dia de indivíduos, famílias e empresas para mais de 200 investidores nacionais e internacionais das categorias de Investimento-Anjo, Investimento Semente e Venture Capital. No dia, os investidores conhecerão as propostas de duas empresas que estão em estágio avançado, EasyAula e eStoks, e de sete empresas que estão recebendo o suporte focado em crescimento no mercado (GoBooks, Instaquadros, Monograme, Memed, Oficialize, Selo Reserva,).
Fundos de investimentos como Redpoint eVentures, Performa Investimentos e Initial Capital estarão presentes no Investor Day para conhecer as empresas e negócios de relevância. O evento tem patrocínio da Amazon Web Services e da Movile, e como parceiros a Anjos do Brasil e o Insper.
Os fundadores da 21212 Digital Accelerator – Marcelo Sales, Benjamin White, Rafael Duton, Frederico Lacerda, Jeff Levinsohn e Leonardo Constantino – apostaram na combinação de suas experiências e rede de contatos no Brasil e nos EUA. Nosso modelo de negócio reúne a expertise do mercado americano com o excelente desempenho do mercado brasileiro. Avaliamos centenas de empresas, mas apenas as mais promissoras e com potencial de escalabilidade são selecionadas para o programa de aceleração;, afirma Marcelo Sales, que se inspirou no modelo americano da empresa Y Combinator, aceleradora reconhecida mundialmente com quase 700 empresas lançadas em seu portfólio, entre elas, as globais Dropbox (avaliada em mais de US$ 3 bilhões de dólares), Airbnb e SlideShare.
O PROCESSO DE ACELERAÇÃO
As empresas que passam pela seleção para o programa de aceleração da 21212 concorrem com centenas de startups e no período de quatro a oito meses contam com o suporte de um grupo de mentores internacionais em diferentes áreas como negócios, tecnologia, design e jurídica. Para impulsionar esse desenvolvimento, os empreendedores passam pelos escritórios da 21212 no Rio de Janeiro e Nova Iorque, tendo a oportunidade de unir as boas práticas do mercado dos Estados Unidos ao potencial do mercado digital brasileiro. O investimento inicial para que cada empresa se desenvolva é da ordem de R$ 300 mil, entre capital e serviços (R$50 mil em dinheiro e R$250 mil em serviços ; o investimento direto é voltado para a sobrevivência do empreendedor, já que uma vez aprovado no processo seletivo, é necessário que o fundador da startup dedique-se em tempo integral ao projeto).
SOBRE AS STARTUPS:
ESTOKS – A eStoks atua no mercado de bens e ativos excedentes, com foco inicial no mercado de construção civil. Através da gestão e venda de ativos pela plataforma online, as empresas podem disponibilizar seus ativos novos e usados disponíveis para o todo mercado brasileiro a preços acessíveis a pequenas e médias empresas, monetizando o que antes era desperdiçado. A eStoks já possui mais de R$ 50 milhões em ativos excedentes de grandes construtoras brasileiras e de empresas que realizam saldão de imóveis.
EASYAULA – O Easyaula é um mercado online de aulas que possibilita o encontro de pessoas que querem aprender com pessoas que querem ensinar. No site, qualquer pessoa pode ser um professor e usufruir das ferramentas e serviços disponíveis na plataforma para oferecer um curso, palestra ou workshop. Todos os assuntos são bem vindos, desde marketing digital e empreendedorismo até pôquer, gastronomia e ioga.
GOBOOKS ; GoBooks é uma plataforma online que aluga livros para estudantes, permitindo que eles possam economizar dinheiro. GoBooks é o primeiro serviço para alugar livros online no Brasil e tem como
principal referência internacional o Chegg.com. Espera-se que o número de estudantes universitários chegue a 20 milhões na próxima década.
GoBooks oferece uma alternativa atrativa e barata uma vez que elimina a necessidade de pagar o preço total de livros novos ou fazer fotocopias ilegais. A empresa chegou a alugar 200 livros apenas no
último mês e agora estão recebendo 3,900 visitas por mês com 100% de tráfico orgânico.
INSTAQUADROS ; Instaquadros permite que fotógrafos amadores e profissionais possam transformar suas fotos digitais em produtos de decoração para serem usados ou vendidos. O objetivo da startup em
investir neste mercado é que além das redes sociais no Brasil, independente do alto número de internautas, ainda serem consideradas inexploradas pelos 65 milhões de usuários do Facebook e por 55 milhões de pessoas que possuem smartphones, também não deixa de ser uma oportunidade de fomentar o mercado de decoração. A Intaquadros já registrou, até o momento, quase três mil artistas, publicou cerca de 170 mil fotos e vendeu mais de 1000 produtos.
MEMED – Memed é a primeira plataforma brasileira de prescrição online e ferramenta de colaboração social para médicos. Como referência internacional, destaca-se a Epocrates. Eles lançaram uma versão beta
de prescrição online para dermatologistas com mais de 1000 médicos e 45 laboratórios registrados, gerando milhares de prescrições por mês, o que motiva o objetivo da Memed de expandir sua plataforma para todas as especialidades médicas. No Brasil, o mercado de prescrições médicas gerou US$26 bilhões de faturamento em 2011. Por último, considerando a capacidade da Memed de se encaixar no mercado de prescrições médicas,
comissões e publicidades médicas, seu mercado potencial é de US$ 1.3 bilhões.
MONOGRAME – Monograme é um e-commerce brasileiro voltado para a venda de roupas e acessórios básicos de luxo, em um preço acessível. Eles buscam ser a Everlane no Brasil, uma vez que se tem uma ascensão da
classe média brasileira, agora representada por mais de 50% da população. O mercado de calçados e vestuários obteve o faturamento de R$ 4.6 bilhões em 2011, representando um crescimento de 7.3% em
relação ao ano anterior. As taxas de importação e as cadeias de suprimentos ineficientes resultam em elevados preços para o mercado de vestuário no Brasil. Nos últimos 5 anos, as vendas de e-commerce têm
crescido à uma taxa de 29%, porém existe uma enorme lacuna no mercado de roupas online, visto que o Brasil tem um crescimento de apenas 6% contra a média global de 22%. Dessa forma, percebe-se no Brasil uma
enorme oportunidade para a criação de uma marca que consiga amenizar os custos das lojas físicas e dos intermediários.
SELO RESERVA – Selo Reserva proporciona uma sofisticada experiência de compra, tanto local quanto internacional, de vinhos e da enogastronomia. Eles oferecem aos clientes acesso direto às grandes
vendas e de conteúdo premium, com curadoria de renomados chefs e sommeliers, para orientar os consumidores na hora da compra. O site oferece mais de 300 rótulos e, até o momento, cumpriu mais de 1.500
pedidos. Além disso, 50% de sua clientela se tornou fiel ao site, fazendo repetidas compras.
OFICIALIZE – Colocando-se a serviço da sociedade para melhorar a vida dos empreendedores, a Oficialize oferece uma inovadora solução online que facilita a abertura de empresas no Brasil. Através de um simples
formulário online, uma empresa é aberta com rapidez e simplicidade. O empreendedor acessa o site e preenche o formulário online com as informações da empresa que vai abrir. Em seguida, o time Oficialize cria os documentos societários, os registra nos órgãos competentes e envia para o endereço que o empreendedor indicar. A Oficialize nasceu de um problema conhecido dos brasileiros: a burocracia e o alto custo de abertura de empresas no Brasil.
CRITÉRIOS
Para fazer parte do programa, as empresas precisam atender alguns critérios, já que não basta serem criativas. É importante que o negócio apresentado tenha um modelo comprovado no exterior ou já
apresente resultados crescentes no mercado brasileiro. Além disso, é necessário que haja um problema real sendo solucionado e que haja receita mínima ou base de usuários. Por último, sinergia com a equipe
de executivos e mentores da 21212 Digital Accelerator.
SOBRE A 21212 DIGITAL ACCELERATOR
21 (código de área do Rio de Janeiro) e 212 (código de Nova Iorque).
Dessa mistura binacional nasceu a 21212. Com os empreendedores americanos Benjamin White e Jeff Levinsohn, os empresários Marcelo Sales, Rafael Duton, Leonardo Constantino e Frederico Lacerda criaram
a primeira aceleradora digital que une a expertise americana em negócios ao empreendedorismo brasileiro. O modelo visa impulsionar novas empresas no mercado nacional, com a ajuda de mais de 50 mentores
brasileiros e internacionais que dão suporte em diferentes áreas. A cada quatro meses, a 21212 seleciona pelo menos dez novos empreendimentos para receber mentoria, workshop e outras formas
diretas de apoio com o objetivo de criar empregos e uma nova geração de empreendedores digitais de grande sucesso. A meta é formar 100 empresas nos próximos cinco anos. Recentemente, a 21212 foi selecionada pelo Governo Federal para compor o Programa Startup Brasil, que aportará até R$ 200 mil em cada startup acelerada.