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Youtuber Felipe Neto explica por que não fez campanha do novo Ensino Médio e Jesus das treta desmente

por Paulo Fernandes Maciel
Imagem Felipe neto Youtuber

O youtuber Felipe Neto afirmou, na última sexta-feira, que o seu canal foi um dos procurados pelo Ministério da Educação (MEC) para fazer campanha publicitária da reforma no ensino médio. Em sua conta no Twitter, ele conta que recusou o convite por não fazer mais ações de publicidade “velada”, em que tenta fingir que algo “não era pago”.

Imagem Felipe neto Youtuber

Youtuber Felipe Neto (Youtube/Reprodução)

 

Nos tuítes, Felipe Neto também disse que acredita que seus colegas precisam “agir dessa forma, por respeito ao público e para seguir as normas da publicidade”. Além disso, afirmou que não concorda com as mudanças propostas pelo governo.
O jovem, que conta com quase 9 milhões de seguidores em seu canal, publicou as declarações no mesmo dia em que o valor pago aos Youtuber Felipe Neto foi divulgado:

1) Sim, eu fui um dos canais procurados q rejeitou receber dinheiro pra falar bem da reforma do Ensino Médio. E eu explico o motivo.

2) Eu já errei com publicidade no passado, já fiz de maneira velada, tentando fingir q não era pago, eu tava aprendendo e cometi erros.

3) Hoje, não faço mais campanha q precisa fingir q é 100% espontânea. Eu prefiro q meu público saiba q tá vendo uma publicidade.

4) Eu acho q todos os youtubers precisam começar a agir dessa forma, por respeito ao público e para seguir as normas da publicidade.

5) Mas no fim eu tb recusei por outro motivo: a reforma do Ensino Médio é uma bosta. A Educação no Brasil está errada do início ao fim.

Que fique claro q não estou criticando os canais q fizeram a campanha da reforma do Ensino Médio. Somos todos novatos nesse mundo.

A única reflexão q proponho é essa: youtubers, vamos pensar antes de aceitar grana pra fingir q não recebemos pra falar sobre algo.

O governo federal pagou 295.000 reais para que seis canais do youtube fizessem a campanha sobre o Novo Ensino Médio, sancionado pelo presidente Michel Temer. A intenção do MEC é explicar as mudanças apresentadas e rebater as principais críticas. A reforma propõe a separação dos alunos conforme a ênfase escolhida. Assim, os formandos se especializarão em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou formação técnica. Parte da formação (40%) será reservada para a área escolhida e o restante do tempo, para a formação comum, definida pela Base Nacional Comum Curricular.

De acordo com a reportagem, os canais escolhidos para a ação publicitária foram “Você Sabia?”, que recebeu 65.000 reais, “Pyong Lee”, “Rafael Moreira”, “Malena”, “T3ddy” e “Rato Borrachudo”. O MEC informou que a contratação foi feita por meio da agência Digital Stars, que trabalha com youtubers. No vídeo do “Você Sabia?”, há apenas uma notificação no rodapé de que ele “contém promoção paga” e a hashtag #publi no fim de sua descrição. Lukas Marques e Daniel Miolo, donos do canal, não informam em nenhum momento do vídeo que receberam verbas públicas para produzi-lo.

Lukas Marques

Um dos youtubers do canal “Você Sabia?”, que participou da propaganda do governo, publicou, entre 2011 e 2014, tuítes ofendendo negros, gays e nordestinos. Os posts foram revelados pelo Sensacionalista, site de humor que também publica textos em VEJA e VEJA.com. As publicações de Lukas divulgadas pelo blog podem ser vistas aqui. Logo após a publicação do Sensacionalista, Lukas retirou alguns dos posts e publicou dois tuítes em que se desculpa: “Não é como eu penso e me arrependo de ter postado. Nunca Tive a intenção de ofender ninguém”, escreveu.

Fonte: Veja.com

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