A Microsoft revelou publicamente que o Windows 8 RTM (Release to Manufacturing) será lançado na primeira semana de Agosto, com o lançamento comercial para o público a ser ainda agendado para o final de Outubro.
A compilação RTM é dada como a versão “final” do Windows, e indica o estado em que este é entregue aos fabricantes (integradores e OEM). A partir daí cada um começa a personalizar o sistema (dentro das suas limitações) para gerar as imagens de instalação nas máquinas que serão levadas ao consumidor final.
Em maio a Microsoft comentou que o RTM estaria pronto aproximadamente em dois meses. Ou seja, a data anunciada está dentro do previsto e não tem grandes novidades sobre isso. O Windows 8 mudará muitos paradigmas, mas na utilização do dia-a-dia, este não é assim tão diferente como pode parecer. Desconsiderando a interface Metro e o ecrã inicial, o sistema mostra-se como uma grande evolução do Windows 7, consumindo menos recursos, sendo mais rápido ao iniciar (é comum conseguir boots de 3 a 5 segundos em máquinas atuais com SSDs), entre outras características.