Home Noticias “Venho buscando trabalhar bem minha cabeça, me manter focado para chegar lá e dar tudo de mim”

“Venho buscando trabalhar bem minha cabeça, me manter focado para chegar lá e dar tudo de mim”

por SimbiekJP

Caio Ribeiro, atleta do Time Nissan desde 2012, sempre viu no esporte a esperança de poder realizar seus sonhos. Após sofrer um acidente e ter a perna esquerda amputada, não desistiu e encontrou na paracanoagem uma nova oportunidade de vencer.

Em 2013, subiu ao lugar mais alto do pódio ao ser campeão mundial na canoa polinésia (VL3), repetindo o feito em 2015. Nas competições de 2016, no Rio, sua cidade natal, entrou para a história ao conquistar o bronze no caiaque (KL3), a 1ª medalha paralímpica brasileira nesta modalidade. Caio é detentor de 8 medalhas em Campeonatos Mundiais, sendo 2 de ouro, 5 de prata e 1 de bronze.

Atualmente, ele está na Hungria fazendo a preparação final para defender as cores do Brasil em duas modalidades – canoa polinésia (VL3) e caiaque (KL3) – em sua segunda participação no maior evento poliesportivo do planeta. A seguir Caio fala sobre seus principais desafios, expectativas e desafios para as competições no Japão.

Caio é o quarto atleta paralímpico da série de entrevistas com os integrantes do Time Nissan nesta reta final para as competições internacionais do outro lado do mundo. Criado em 2012 com objetivo de apoiar o esporte brasileiro, o grupo mescla atletas em diferentes momentos de carreira, de nomes já consagrados a jovens promessas, sendo seis olímpicos e seis paralímpicos.

Confira:

Como estão os preparativos finais para Tóquio?

Nos últimos meses tenho treinei em São Bernardo do Campo (SP), agora estou na Hungria para os treinos finais. Está sendo bem difícil porque estou tendo que me preparar de uma forma bem diferente, principalmente por causa da lesão que tive no final do ano passado. Ao mesmo tempo, estou feliz com o andamento das coisas.

Qual é sua expectativa para as competições? Como você acha que a experiência, e principalmente a medalha, de 2016, pode te ajudar nesta edição?

As expectativas em relação às duas provas é ser campeão paralímpico na canoa e melhorar um degrau, ou dois até no caiaque. Quero fazer melhor que 2016, quando ganhei a medalha de bronze na canoa. Ao meu ver a prova mais divertida vai ser a da canoa, que foi reintroduzida nesta edição no Japão. Estou curioso para ver como será.

A medalha de 2016 traz grandes desafios para mim e mantém as metas bem altas. Ao mesmo tempo, é legal porque me faz pensar que posso atingir esse resultado pois já consegui uma vez.

Qual você acha que será o seu maior desafio para as competições que estão por vir?

Acredito que meu maior desafio está sendo eu mesmo. Então, nesses últimos meses e nos dias que faltam, venho buscado trabalhar bem minha cabeça, me manter focado para chegar lá e dar tudo de mim. Pela experiência que tenho em outras grandes competições, sei que isso faz toda a diferença.

Time Nissan

O Time Nissan foi criado em 2012 pela empresa para colaborar com a formação de atletas brasileiros. O grupo mescla atletas em diferentes momentos de carreira, de nomes já consagrados a jovens promessas, sendo que todos eles compartilham com a Nissan valores e atitudes como atrevimento, busca pela melhoria constante, respeito ao próximo, superação e pensamento de vencedor.

Em 2017, o projeto teve uma evolução: o Time Nissan 2.0. Ele é formado por 11 atletas de nove modalidades esportivas e pelo mentor Clodoaldo Silva, lenda do esporte com 14 medalhas em Jogos Paralímpicos. A Nissan entende que os integrantes do projeto têm a estrutura e o acompanhamento de técnicos e especialistas para o treinamento, então, a empresa visa apoiar o crescimento profissional do lado de fora da área de competição e também a evolução pessoal de cada um.

Este grupo reafirma um dos principais pilares da empresa, que é a diversidade. A equipe se divide em seis atletas olímpicos e seis paralímpicos – incluindo o mentor –sendo seis homens e seis mulheres. O equilíbrio entre atletas com e sem deficiência reforça também o foco da Nissan em garantir mobilidade para todos.

A poucos dias para as competições paralímpicas internacionais do Japão, os atletas do Time Nissan seguem focados para defender as cores do Brasil e da Nissan do outro lado do mundo. Quatro dos cinco atletas paralímpicos da Nissan em atividade estão classificados para o evento em solo nipônico.

Breve perfil:

Caio Ribeiro (Paracanoagem)
Nascimento: 17 de fevereiro de 1986 (35 anos)
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Principais conquistas: Bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 – 1ª medalha paralímpica do Brasil na história da modalidade; 8 medalhas em Campeonatos Mundiais (2 ouros, 5 pratas e 1 bronze)

Mais informações sobre Caio:
https://brazil.nissannews.com/pt-BR/releases/release-e05218c485284d169d2b321724fe3049-caio-ribeiro

Fonte: https://brazil.nissannews.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações