Um vazamento de produto químico em Chandler, da Intel, fábrica localizada no Arizona de semicondutores neste sábado de manhã enviou 12 funcionários para o hospital, de acordo com relatos da mídia.
Representantes da Intel disse que 43 pessoas no total foram avaliadas pela equipe médica após o acidente, de acordo com o anúncio feito pela AZCentral. .
O acidente, supostamente um vazamento de gás nitrogênio, ocorreu por volta das 06:00 MST na Fab 32, uma das três plantas de fabricação de silício que compõem as instalações de fabricação da Intel em Chandler. Fab 32, na foto, entrou em serviço em 2007 e fabrica pastilhas de silício 300 milímetros em 45 nanômetros da Intel, e nós de tecnologia de 32nm.
A partir de domingo, funcionários da Intel ainda tinham que fornecer uma atualização de status sobre as pessoas afetadas pelo vazamento além de dizer que estavam recebendo tratamento médico.
“Neste momento, não temos qualquer informação adicional sobre esses outros indivíduos que estão sendo tratados e recebendo a ajuda de que necessitam”, porta-voz da Intel disse Jason Bagley AZCentral.com.
Cerca de 11.000 trabalhadores são empregados pela Intel em suas instalações na cidade de Chandler.
Cerca de 75 socorristas foram enviados para o local do acidente, no sábado, informou a Reuters . A agência de notícias citou um oficial Intel, dizendo que a empresa tinha parado o vazamento e já não representava uma ameaça.
“Não há nenhum perigo em curso,” Reuters citou o porta-voz da Intel Chuck Mulloy como dizendo. Mulloy disse que o vazamento foi causado por um problema com “uma única ferramenta de fabricação” na Fab 32.
A ferramenta “foi tirada do ar e as operações na usina foram retomadas como a empresa tenta determinar a causa do mau funcionamento”, disse ele.
Além de Fab 32, a Intel opera também a Fab 12 em Chandler, que produz wafers de 300mm no nó de 65nm. A gigante dos chips está atualmente construindo um novo state-of-the-art (planta de fabricação) de silício no Arizona, Fab 42, que irá produzir wafers de 450 milímetros no nó de 14nm da próxima geração e abrir ainda este ano.