Home Noticias UNICAMP: “Fantasmo” é o mais recente curta independente de Mateus Loner, realizado em parceria com a Liquidificador Produções

UNICAMP: “Fantasmo” é o mais recente curta independente de Mateus Loner, realizado em parceria com a Liquidificador Produções

por Agência Canal Veiculação

Fantasmo02_cred_Anderson_Capuano

Filme terá sessão de estreia no dia 30 de março, na Casa do Lago (Unicamp), às 20h30. A entrada é gratuita

Com roteiro original e direção do campineiro Mateus Loner, o curta-metragem “Fantasmo” terá sessão de estreia na próxima quarta-feira, dia 30 de março, às 20h30, no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp. A entrada é gratuita.

O filme conta a história de Joaquim, um menino de cinco anos que mora com o pai. Certa noite, Joaquim percebe que há um fantasma em seu quarto e na manhã seguinte, imediatamente comunica o pai de tal presença. Sem se perturbar, o pai de Joaquim passa a ajudar seu filho a conhecer e interagir com o fantasma, ensinando-o algumas frases em diversas línguas, sempre de maneira que o contato entre eles seja o mais cordial possível.

Em sua tentativa de combater o medo do de Joaquim, o pai transforma num jogo o que muitas vezes é uma experiência traumática para crianças. Assim, o temor inicial sentido pelo garoto ao ver o fantasma é gradualmente substituído por uma atividade lúdica que ensina a criança a lidar com o medo do estranho e desconhecido e a resolver conflitos através do reconhecimento do outro com interação, cordialidade e respeito.

Ao longo do filme reconhecemos o verdadeiro ensinamento do pai: não há nada de assustador no desconhecido, mas sim, uma oportunidade de descobrimento de algo novo e incrível, se formos educados e respeitosos.

Contemplado “Prêmio Estímulo de Curta-metragem – 2014” através da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, “Fantasmo” não é um filme de terror, mas um filme sobre a relação pai e filho.

A Liquidificador Produções, responsável pela realização de “Fantasmo”, é uma produtora cultural sediada em Campinas e especializada em projetos audiovisuais. Reunindo profissionais do interior paulista, a Liquidificador viabiliza a produção cultural para além do eixo SP-RJ, integrando e estimulando o desenvolvimento da economia criativa do interior do Estado de São Paulo.

SINOPSE

Às vezes, quando a gente é criança, acordamos e tem um fantasma no nosso quarto. Isso aconteceu com o pequeno Joaquim. O pai de Joaquim lida com o medo do filho de forma diferente da grande maioria, pois ele sabe que não adianta ignorar ou brigar com alguém só porque a gente ainda não o conheceu.

FILMOGRAFIA DO DIRETOR

“UMA FOTO” (2008, Ficção, 8′, DV)

“A VOZ” (2012, Ficção, 18′, HD)

BIOGRAFIA DO DIRETOR

Mateus Loner, nascido em 1982 na cidade de Campinas, entrou no cinema através da música: guitarrista de influências de punk e blues, começou a fazer curta metragens ainda durante a graduação em filosofia na Unicamp, se interessando, inicialmente, pela confecção de trilhas sonoras, mas se vendo inadvertidamente na posição de roteirista, cinegrafista e diretor. Tendo obtido financiamento municipal através do FICC de Campinas, realizou o curta-metragem “Uma Foto” (2008), sobre um assalto que se torna uma aula de fotografia. Mais tarde, em 2012, escreve e dirige seu segundo curta financiado pelo FICC, “A Voz”, buscando o paroxismo na relação entre isolamento criativo e engajamento político. Participou também de cursos técnicos e oficinas em diversas áreas da área, desde workshop de direção de fotografia digital na STEIN e curso técnico em Iluminação pelo SENAC, como oficina de imersão em Mise em Scene com o diretor uruguaio Pablo Stoll (Lugar de Cinema, Belo Horizonte/MG, 2013). Ministrou oficinas de audiovisual, enfocando tanto a análise fílmica quanto a produção “de guerrilha”, foi projecionista das últimas edições do Festival de Super-8 de Campinas e colabora recorrentemente na Mostra Curta Audiovisual, a mais importante mostra audiovisual da cidade de Campinas. EM 2016 se especializou na Pós-Graduação Lato Sensu em Roteiro para Cinema e TV na FAAP-SP.

Ficha técnica do filme “Fantasmo”:

Elenco: Tomás Vitoriano Gustinelli, Álvaro Franco e Amélia Conói
Roteiro e direção: Mateus Loner
Preparação de elenco: Julia Zakia
Produção executiva: Tania Jacomini
Direção de produção: Marília Costa
Direção de fotografia: Anderson Capuano
Direção de arte: Mariana Atauri Maurer
Figurinos: Nanda Canabarra
Som direto, edição de som e mixagem: Ricardo Zollner
Gaffer: Chris Ribeiro
Assist. direção: Ivi Vitoriano
Produção de elenco e figuração: Cláudia Padilha
Continuidade: Ana Ligia Coradi
Produção de locação: Rafael Salazar
Produção de set: Thaís Tkatchuk
Assistente de produção: Alexandre Machado
1o assist. câmera: Fernando Augusto
2o assist. câmera/logger: Guilherme Spagiari
Fotografia still: Guilherme Spagiari e Rafael Salazar
Maquiagem: cabelo Gabriela Schembeck
Assistente de arte: Marina Cipolli
Cenografia e produção de arte: Elias Abraham
Aderecistas: Luciane Kunde e Roberta Santana
Assistente de figurino: Mónica Beatriz Perez
Assist. elétrica: Bruno Martin
Edição: Cauê Nunes
Finalização e efeitos: Lokomotiv Studio
Música original “Temo” exec.: Cathode Ray Mission comp.: Mateus Loner e Ricardo Zollner
Música incidental “El Choclo” exec.: Tangoleón Trio comp.: Domínio Público
Designer gráfico: Maria Paula Ferraz Dias

SERVIÇO:

Estreia do curta-metragem “Fantasmo”
Local: Auditório da Casa do Lago
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011 – Unicamp
Data: 30 de março de 2016
Horário: 20h30
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/207014582989839/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações