Durante as duas últimas semanas, os fabricantes de componentes de eletro-eletrônicos, com sede em Taiwan têm sido especulados diariamente pelos seus diversos clientes, na procura por informação relativa ao ‘estado’ da oferta dos seus produtos, devido à tragédia vivida pelo Japão recentemente, e que provavelmente leve até mais de 2 anos para recuperação parcial da economia e restabelecimento das empresas. Os clientes têm sondado os fabricantes, com o objetivo de se precaverem para uma possível falha na oferta, desistindo no corte do preço de certos produtos e até aumentando ligeiramente o preço de outros.
Antes do terramoto no Japão, os clientes estavam exigindo dos fabricantes de componentes um corte médio dos preços em cada trimestre de 5-10%, enquanto o mercado de TI teve uma maior oferta do que procura, o que elevou a concorrência entre os fabricantes. Apesar de os fabricantes mostrarem preocupação na diminuição da margem bruta, devido ao aumento da mão-de-obra e matéria-prima, a grande maioria dos vendedores estão adiando os cortes nos preços como solução temporária.
Uma futura quebra na oferta de componentes e matéria-prima poderá levar mesmo a um ligeiro aumento dos preços de todos os produtos, com o intuito dos fabricantes manterem uma regularidade na oferta.
Fonte: Digitimes.com