Investigadores da Microsoft e da Universidade Carnegie Mellon desenvolveram uma nova tecnologia que permite tornar qualquer superfície num teclado virtual tátil.
Denominada OmniTouch a tecnologia foi desenvolvida por uma equipa de três investigadores (Chris Harrison, Andy Wilson e Hrvoje Benko) e é definida como algo que «torna qualquer superfície numa interface tátil».
Para que tal façanha fosse possível, utilizaram um dispositivo, que reúne uma câmara e um projetor e por enquanto ainda se encontra em fase de protótipo, que é colocado no ombro do usuário para projetar uma interface tátil onde o mesmo desejar, como num exemplo ao lado, a palma da mão.
Um dos exemplos que os cientistas tecnológicos dão é um teclado virtual na mão do usuário, que pode funcionar como se fosse um ecrã ‘touchscreen’, mas de tamanho que pode ser bem maior.
Num texto publicado no blog Microsoft Research Hrvoje Benko considera que «se podermos adaptar estas superfícies de uma forma a pedido, poderemos disponibilizar todos os benefícios da mobilidade enquanto alargamos a capacidade de interatividade do usuário».
O mesmo cientista sublinha que «esta câmara personalizada funciona com os mesmos princípios do Kinect», o sistema de comando do console Xbox 360, que permite ao usuário interagir com a máquina sem recorrer a qualquer tipo de periférico.
Para Hrvoje Benko a única diferença é que «foi modificada para funcionar a curta distância».