Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) no dia 9 de janeiro, informa que 65% dos brasileiros estão endividados. Esse número é o maior registrado desde o estudo começou a ser realizado, em 2010*.
A maioria dos brasileiros passa boa parte do dia em seu trabalho, de modo que a preocupação com o endividamento afeta diretamente a concentração e produtividade dos colaboradores que se encontram nessa porcentagem ou que estejam enfrentando o risco de se endividar.
Imagine como deve ser angustiante para quem está endividado ficar contando os dias para receber o salário, o vale, já pensando nas manobras financeiras que terá que fazer para cobrir um ou outro gasto.
Sem dúvidas, essas preocupações atrapalham não só a vida pessoal deste funcionário, mas geram impacto em seu ambiente de trabalho – ele estará normalmente mal humorado, nervoso, com a cabeça em seus problemas financeiros. Um clima que, certamente, o empresário não deseja que rodeie sua empresa.
A fim de auxiliar os gestores de RH que se importam com o bem estar financeiro dos colaboradores e estão sempre em busca de meios que contribuam para a empresa ter bons resultados e aumentar sua produtividade, a Facio vem como uma ferramenta importantíssima nesse processo.
A educação financeira no Brasil infelizmente não é algo muito estudado, disseminado e colocado em prática por boa parte dos brasileiros (haja vista o percentual de endividamento mostrado na pesquisa), de modo que é de grande importância quando temos empresas que se preocupam com essa questão em seus funcionários e procuram formas de amenizar um número tão grande de endividados em sua empresa.
A Facio possui atualmente três produtos como benefícios para os colaboradores de empresas: Poupe Facio, cujos descontos são feitos mensalmente diretamente na folha de pagamento a fim de criar uma reserva de segurança para ele; crédito consignado (com taxas altamente competitivas) e antecipação de salário. Assim, não há mais a necessidade de o empresário e os gestores de RH se preocuparem com os pedidos de vale fora de data pelos funcionários e nem que eles acabem recorrendo cheque especial e ficando à mercê dos juros altíssimos dos bancos (entrando numa bola de neve para cobri-lo mais pra frente).
Porém, de nada adianta oferecer tantos benefícios se não houver uma preocupação para que os colaboradores aprendam a cuidar da sua saúde financeira e não mais se endividem.
Pensando nisso, a Facio também desenvolve e oferece programas de educação financeira para os funcionários. Afinal, é muito importante que o colaborador saiba lidar com suas questões financeiras e excluir problemas de endividamento definitivamente da sua vida.
Para os que não possuem problemas com endividamento, eles podem aprender a poupar de forma consciente e começar a engordar uma reserva financeira e tirar do papel uma viagem dos sonhos, por exemplo.
Funcionário feliz, empresa com bons resultados.
O melhor de tudo é que não há custo algum para a empresa. Ela pode investir tranquilamente no bem estar financeiro de seus colaboradores sem a necessidade de pagar nada por isso.
Além de um ambiente de trabalho melhor, funcionários mais tranquilos, menos preocupados com as suas questões pessoais financeiras, a empresa terá como resultado imediato o aumento de 15% de produtividade de seus colaboradores, o que gera um retorno financeiro interessantíssimo para o empresário.
Ferramentas como essas disponibilizadas pela Facio são de grande utilidade e os resultados após a implementação são claramente vistos tanto nas empresas quanto em seus colaboradores. Atualmente são atendidos pela Facio mais de 13 mil funcionários.
A Facio cuida do funcionário e é ideal para empresas e gestores de RH que se preocupam com o bem-estar financeiro dele e desejam ter aumento em sua produtividade sem qualquer custo para empresa.
Website: http://facio.com.br