Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que 30% das empresas brasileiras devem manter o home office em suas jornadas de trabalho. Desde o início da pandemia, o trabalho em casa foi estratégia adotada por 46% das empresas, segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19, elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), realizado em abril com 139 pequenas, médias e grandes empresas que atuam em todo o País.
O trabalho remoto também é aprovado pelos colaboradores. Conforme estudo da ISE Business School , 80% dos gestores disserem gostar da nova maneira de trabalhar. Como consequência, essa mudança no sistema de trabalho vai proporcionar que as empresas diminuam suas estruturas físicas. Assim, o paradigma segundo o qual a contratação de um colaborador requer a implementação de uma estação de trabalho dentro das dependências da empresa deve morrer.
Apostando nessa nova realidade, uma starup de Porto Alegre (RS), a Inventsys, criou a plataforma DESKO Workspace Management. A aplicação permite às organizações mapear suas posições de trabalho e salas compartilhadas, possibilitando que seus colaboradores reservem espaços, similar à escolha de assentos em uma aeronave. A Inventsys já levou seu produto de gestão de ativos e manutenção para a Suíça, onde já conta com 35 clientes e investimento de 2 milhões de Francos suíços.
“É o primeiro passo para empresas que entenderam que não precisam necessariamente ampliar seus escritórios à medida que contratam mais profissionais. Visualizaram a possibilidade de diminuir suas estruturas, economizar e operar em um modelo compartilhado, com parte dos colaboradores ou todos em home office”, explica o CEO da Inventsys, Mário Verdi.
Como funciona
Com a plataforma DESKO o gestor carrega as plantas baixas do escritório e mapeia as posições, inserindo informações como capacidade, número de salas e equipamentos disponíveis. O colaborador, então, pode acessar o aplicativo via mobile ou desktop e fazer sua reserva com base em diferentes critérios. Com a reserva feita, é necessário realizar um check in no local com tolerância de 15 minutos para evitar a baixa da reserva e liberação do uso para outras pessoas.
O DESKO resolve até um problema comum nos espaços corporativas: a temperatura do ar-condicionado. Com a plataforma, é possível mapear zonas com temperaturas diferentes, como moderada (23ºC) ou resfriada (18ºC), possibilitando aos usuários escolher os locais com base nestes critérios.
É possível, também, escolher uma sala de reunião com base em critérios como capacidade ou com relação às características: sala com máquina de café e equipamento de videoconferência e já enviar uma permissão de entrada para os convidados externos, resolvendo a espera em filas na recepção e evitando aglomerações.
Empresas como Raízen, CVC, iFood, Sumup e Mosaic Fertilizantes já utilizam o DESKO. Mais empresas devem apostar na plataforma, segundo o CEO da Inventsys, Mário Verdi, principalmente após o pico do novo coronavírus, quando empresas terão que readequar seus espaços, proporcionando distanciamento entre colaboradores e eliminando estações de trabalho como forma de prevenção.
“Quando o pico da pandemia passar as empresas necessitarão dessa gestão. Nem todos os colaboradores poderão voltar. Mas mais do que isso, o DESKO é uma forma fácil de gerir o novo normal. As empresas também se deram conta que conseguem operar com seus colaboradores em home office e com estruturas bem menores”, destaca Verdi.
A Inventsys está selecionando empresas com até 20 posições de trabalho que desejam testar gratuitamente o DESKO. Para se candidatarem a usufruir de forma gratuita os interessados podem entrar em contato direto com o CEO da Inventsys, Mário Verdi, pelo [email protected].
Website: https://www.inventsys.com.br/