Em programa global da Samsung, estudantes foram premiados com 3º lugar por seu projeto que visa a eliminação de carunchos nas plantações
Um grupo de quatro alunos da Escola Dario Gomes de Lima, em Flores, Pernambuco, ficou entre os ganhadores da 8ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil. A equipe ficou em 3º lugar na categoria de vencedores nacionais com o projeto que visa combater o caruncho, uma traça que degrada grãos. A seleção foi feita por uma Comissão Avaliadora composta por representantes da Samsung, do Cenpec (responsável pela coordenação geral do programa no Brasil), especialistas de universidades, instituições parceiras e profissionais de educação, ciências e tecnologia.
O projeto de nome Carun-XÔ, é composto pela produção de um óleo retirado do coco catolé, muito comum na região. Esse óleo tem um potencial inseticida e é aplicado nos frutos na etapa de pré-armazenamento. Dessa forma, ele impede o surgimento do caruncho e evita a perda do alimento. Consequentemente, o projeto contribui para a redução da fome e do desperdício. Além de contribuir para que não haja aumento no preço do alimento para a renda das famílias locais.
“Recebemos o prêmio com muita emoção. Não apenas os alunos, mas toda a população local. A escola fica situada em um distrito de 5 mil habitantes e é muito próxima da comunidade, então estavam todos assistindo à premiação e se emocionando com a gente. O sentimento é de dever cumprido, mas continua a ambição de seguir na pesquisa até que o projeto esteja funcionando ativamente na realidade dos agricultores”, conta Gustavo Santos Bezerra, professor de Ciências da Natureza e orientador do grupo.
Para apresentar projetos consistentes e inovadores, os alunos contaram com mentorias oferecidas pela equipe do programa, de forma a guia-los no processo de desenvolvimento de seus protótipos e alcançar o máximo potencial por meio do conhecimento adquirido em sala de aula. Além da equipe de Flores, também foram premiados alunos dos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de uma menção honrosa aos participantes da cidade de Toledo, no Paraná.
“Estamos muito empolgados com os resultados do Solve For Tomorrow no Brasil. Com essa iniciativa, um dos objetivos da Samsung é estimular jovens estudantes a desenvolverem soluções inovadoras para desafios locais e os estudantes de Flores não apenas entenderam essa dinâmica, como apresentaram uma ideia extremamente criativa. Eles observaram um problema de sua comunidade e conseguiram sugerir uma alternativa que beneficia a todos, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
“É muito gratificante ver o protagonismo dos (das) estudantes e o envolvimento deles (as) com a pesquisa e a resolução de problemas para uma sociedade melhor. Ver o Prêmio chegar a diferentes regiões do país e mobilizar os (as) estudantes, por meio de ações formativas e do incentivo ao protagonismo, nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo para o enfrentamento das desigualdades educacionais em nosso país”, afirma Ana Cecília Arruda, coordenadora de programas e projetos do Cenpec.
Premiação Solve For Tomorrow
Os projetos selecionados como Vencedores Nacionais foram contemplados com uma Smart TV Samsung para suas respectivas escolas, além de smartphones (1º lugar), tablets (2º lugar) e smartwaches (3º lugar) para cada aluno das equipes vencedoras.
Já os projetos vencedores pelo Júri Popular foram contemplados com o Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e seus respectivos professores orientadores. Além disso, todos os estudantes finalistas receberam um notebook Samsung, assim como os professores semifinalistas.
No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow é um programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A iniciativa já envolveu mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos, e a 8ª edição, que também foi a segunda a acontecer de forma totalmente remota por conta da pandemia, registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, como também em 40% na de professores e 52% na de escolas.
O programa busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação e conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.