Home Noticias Sistema de vigilância aérea antidrone reforça segurança em presídios

Sistema de vigilância aérea antidrone reforça segurança em presídios

por admin

Os drones têm se tornado cada vez mais comuns dentro do setor de segurança devido à sua facilidade e velocidade para deslocamento, infiltração em locais de difícil acesso e menor exposição de vigilantes aos riscos de determinadas operações. Além desses benefícios, é possível potencializar suas vantagens ao agregar inteligência artificial, facilitando atividades como ronda e monitoramento de perímetros e gerenciamento das atividades de forma ágil, adquirindo melhoria nos processos e redução de custos. Estes recursos podem ser usados a favor da segurança e do videomonitoramento inteligente.

No entanto, esse dispositivo não é utilizado apenas para boas condutas. Criminosos têm feito uso da tecnologia para sobrevoar os muros de segurança de penitenciárias e infiltrar utensílios ilícitos, como celulares, drogas e armas.

Na tentativa de impedir esses voos ilegais, agentes de segurança implementaram o sistema de vigilância antidrone para reforçar o resguardo dos presídios. O sistema tem visão noturna, podendo ser utilizado tanto durante o dia quanto durante a noite, e é composto por três subsistemas:

1. Detecção das aeronaves;
2. Plataforma de comando e controle;
3. Sistema de neutralização.

“A Avantia procura oferecer as principais inovações aos seus clientes, e encontramos nos drones vantagens que podem ser potencializadas com a aplicação da IA, melhorando processos e reduzindo custos nas operações de nossos clientes. A adoção de analíticos de vídeo com essa solução conjugada com drones tem uma efetividade muito grande e vem ao encontro de tudo aquilo que a Avantia oferece no mercado”, diz Bruno Carvalho, diretor comercial da regiões Norte e Nordeste da Avantia, uma das empresas líderes em segurança eletrônica no Brasil.

No caso da solução de vigilância antidrone, após a confirmação da invasão, o sistema entra em ação, atrapalhando a comunicação entre o aparelho ilícito e seu operador. Dessa forma, o controlador pode escolher entre forçar o pouso do drone suspeito, retornar o equipamento invasor à base de origem para localizar seus pilotos, ou até seu extermínio, mantendo-o suspenso no ar até a drenagem da bateria, o que leva à queda do dispositivo.

O software de inteligência artificial gera informações sobre ameaças, reconhecendo o drone invasor e suas rotas de voo em tempo real por meio de frequências e ondas de rádio, áudio e sensor óptico.
No monitoramento em empresas, o especialista da Avantia relata que a tecnologia oferece facilidades em diversos setores, como no setor automotivo, por exemplo, para vigilância de perímetro e melhoria de processos, e no agronegócio, com áreas muito vastas e de difícil acesso humano.

Website: https://www.avantia.com.br

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações