O evento, que reuniu mais de 40 mil pessoas, teve a participação das duas marcas em 4 painéis, assim como a presença do Samsung TV Plus em um lounge de conveniência exclusivo para a marca
Os executivos da Samsung Ads e da Samsung TV Plus estavam entre os mais de 1.200 palestrantes que participaram do RIO2C, um dos maiores eventos de criatividade e inovação da América Latina. Entre quatro palcos que abordaram temas totalmente diferentes e receberam públicos variados, os representantes das duas marcas trouxeram uma narrativa em comum: 3 pilares que devem ser considerados dentro de cada uma das suas especialidades, tendo sempre em mente que o consumidor está cada vez mais no comando de suas experiências e jornadas de consumo.
O primeiro a subir no palco foi Lucca Rossini, Head of Sales da Samsung Ads Brasil, num painel em que se discutiram como as marcas podem se inserir no novo contexto de consumo de conteúdo, especialmente no ambiente do streaming, quais as oportunidades bem como os cuidados e mudanças de mindset que as marcas precisam ter. “Vejo três premissas como tendências no mercado: a contextualização, a automação e a criatividade, ou seja, a cada dia que passa, o mercado busca uma comunicação mais contextualizada, segmentada para a audiência certa e no momento que ela quer consumir. E aí existem diversos algoritmos, insights, inputs e dados que conseguem envelopar e garantir a eficiência nessa comunicação.”, diz Lucca. O segundo ponto, segundo ele, seria a automação da compra e venda da mídia (venda programática, sem a interface do ser humano). Olhando para outros mercados, por exemplo o dos EUA, isso já é uma realidade, e está crescendo no Brasil. E, por último, a necessidade de ser criativo. “A criatividade é um pilar que precisa ser transversal e que sempre tentamos fomentar no mercado. Se tem um ambiente que pede criatividade é uma CTV – e ainda mais no streaming”, concluiu o executivo.
Dentro deste mesmo mindset sobre “tendências”, no segundo painel do qual a Samsung Ads participou com Essio Floridi – Diretor Sênior de Vendas e Operações da Samsung Ads na América Latina – o foco era debater o impacto da economia de criadores de conteúdo a respeito das tendências e comportamento do consumidor. Junto com ele, participaram Thelma Assis – médica e criadora de conteúdo – e Michel Alcoforado – antropólogo e cofundador do Grupo Consumoteca. Essio destacou que o desafio é diário para quem trabalha como criador de conteúdo. “Três pilares de sustentação devem ser considerados nesse cenário: o primeiro é o uso de dados, para trazer relevância e embasar o conteúdo, depois oferecer narrativas relevantes para costurar a comunicação entre as plataformas e, por último, ter criatividade, sendo ousado, impactante e destacando-se no meio dos concorrentes”, explica o executivo. Ao fim do painel, todos os três participantes concordaram com o fato de que hoje o influenciador, ou criador de conteúdo, tem papel fundamental na vida de uma marca e que todo o ecossistema – marca, criadores e consumidores – precisa ter uma relação transparente, verdadeira e relevante, entendendo que não existem mais “fronteiras” entre esses papéis.
Além da influência de um criador de conteúdo, as marcas também têm entendido cada vez mais a importância dos dados para suas estratégias. E foi sobre isso que Aline Jabbour – Diretora de Desenvolvimento de Negócio Samsung TV Plus Latam – falou no Palco Pitching Square: “Dados são a base de nosso ecossistema. No Samsung TV Plus, usamos dados para 3 frentes, em busca da melhor experiência para o consumidor, os provedores de conteúdo e os anunciantes na curadoria da definição do conteúdo que o nosso consumidor busca e, consequentemente, de trazermos para a nossa plataforma os canais mais relevantes para nosso usuário, ajudando os canais parceiros na construção de suas grades de programação (auxiliando na definição de um prime time, bloco de programação, entre outros) e, por último, como ferramenta para oferecer às marcas anunciantes que fazem parte de nossa plataforma, para que se conectem com a nossa audiência no formato e na narrativa mais adequada”, comenta Aline.
Para concluir a participação das marcas no evento, Aline Jabbour subiu ao palco novamente e se uniu a Felipe Gagliardi – Senior Manager de Desenvolvimento de Negócio Samsung TV Plus –, convidando três canais parceiros da plataforma Samsung TV Plus para conversarem sobre como esse novo consumidor tem impactado a cadeia de criação, produção, distribuição e consumo de conteúdos em todas as modalidades de oferta, incluindo a plataforma FAST. O que mudou, o que teve de ser repensado e quais as tendências que devemos esperar. “Temos de partir de três princípios: o primeiro é conhecer o consumidor; depois, ser adaptável e flexível a todas as transformações desse consumidor e a terceira premissa é ser curioso, falar do que ninguém está falando para ser cada vez mais relevante e fazer parte das escolhas desse consumidor”, avalia Aline.
“Quando se trata de conhecer os hábitos do consumidor, as marcas encontram diversos desafios, uma vez que a mesma pessoa pode ter diferentes hábitos de consumo ao longo do dia. Não existe apenas uma única jornada de consumo quando o assunto é conteúdo, existe o “mood” do momento em que se liga a TV e qual será o papel que aquele conteúdo terá naquele consumidor, ou seja, será um momento de desconexão com a agitação do mundo lá fora para uma conexão com um momento de descanso e lazer. As marcas e os criadores de conteúdo precisam entender que é necessário acompanhar cada jornada e momento de forma relevante”, comenta Felipe.
Além das participações nos debates, o Samsung TV Plus também marcou presença durante o evento em um lounge – que, além de apresentar a marca e serviço para os participantes do evento, tinha como missão ser um espaço convidativo para relaxamento e conexão, e gerar oportunidades de negócios. O espaço Samsung TV Plus, pelo qual calcula-se que passaram mais de 10 mil pessoas ao longo do evento, ainda ofereceu happy hours.
Sobre a Samsung Ads
Parte da Samsung Electronics, a Samsung Ads é a unidade de negócios com foco na monetização de espaços publicitários em smart TVs Samsung. Foi lançada nos Estados Unidos em 2015, com atuação ampliada no Canadá, na Europa, Austrália e Ásia, e chegou à América Latina – especificamente ao Brasil e ao México – em 2020 com a missão de conectar marcas e consumidores oferecendo escala, eficiência, alcance incremental e as mensurações / segmentações do digital com a experiência de áudio e vídeo de uma grande tela de TV.
Sobre o Samsung TV Plus
Samsung TV Plus é a plataforma de streaming gratuita* da Samsung oferecida exclusivamente para os consumidores Samsung de smart TVs Samsung a partir de 2017. No Brasil, a plataforma conta com + 60 canais de diversos gêneros. A publicidade dentro dos canais é ofertada por Samsung Ads.