Home Noticias Samsung prevê recolher mais de 14 mil toneladas de resíduo eletrônico na América Latina em 2024

Samsung prevê recolher mais de 14 mil toneladas de resíduo eletrônico na América Latina em 2024

por admin

Empresa expande programa na região de coleta e descarte responsável em prol da sustentabilidade

A Samsung está aprimorando a circularidade de recursos em todo o ciclo de vida do produto, desde a obtenção de matéria-prima até a reciclagem e o descarte seguro. Para 2024, a meta da empresa é recolher, no mínimo, 14.183 toneladas de resíduos eletrônicos na América Latina. O volume previsto representa aumento de 25,7% em relação a 2023, quando a Samsung conseguiu recolher 11.280 toneladas.

 

Para atingir a meta, divulgada como parte das comemorações do Dia da Terra, a empresa ampliará seus programas de coleta de 10 para 13 países latinos. Assim, além de Brasil, México, Costa Rica, Panamá, Equador, Guatemala, Colômbia, Chile, Argentina e Peru, também contarão com sistema de coleta e destinação correta de lixo eletrônico Paraguai, Bolívia e República Dominicana.

 

“A expansão do programa de coleta de resíduos na América Latina é um investimento totalmente alinhado aos nossos valores de marca. Para a Samsung, as mudanças começam com pequenos passos. Por isso, encorajaremos os nossos clientes a fazer parte desse compromisso em prol da sustentabilidade”, afirma Billy Moreira, diretor sênior da área de Customer Service da Samsung Electronics da América Latina.

 

O principal catalisador dos resultados é o Samsung Recicla. Por meio deste programa, produtos de pequeno e médio porte de qualquer marca, como fones, carregadores, baterias, notebooks e smartphones, podem ser descartados nas urnas de coleta das lojas e Centros de Serviço Samsung, espalhadas por todo o país. Em alguns países, como Brasil e México, produtos de grande porte, tais como refrigeradores e máquinas de lavar, são coletados pela empresa no endereço do cliente.

 

Além disso, esses produtos podem se qualificar para descontos na compra de um produto Samsung por meio de programas locais, como o Eco Troca e o Troca Smart, sujeitos aos termos e condições estabelecidos em cada país.

 

Dessa forma, a Samsung consegue gerenciar o descarte correto dos resíduos, evitando a liberação de substâncias químicas nocivas à saúde ambiental e humana, além de reciclar materiais para a manufatura de novos produtos, promovendo a economia circular.

Inovações para reduzir o descarte

Outro movimento importante da Samsung concentra-se no desenvolvimento de soluções para o prolongamento da vida útil dos devices e a consequente redução de lixo eletrônico. Neste ano, a Samsung expandiu para toda América Latina o programa Repara Contigo. Lançado inicialmente no Brasil e no México, o programa se estendeu para os demais países da América Latina neste ano. O kit de manutenção fornecido pelo Repara Contigo permite que os próprios usuários realizem pequenos reparos em dispositivos Galaxy sem sair de casa – e as peças antigas podem ser levadas aos pontos de coleta da Samsung para descarte adequado.

 

Em relação ao desenvolvimento de novas tecnologias em prol da sustentabilidade, destaca-se o SolarCell. Visando diminuir o descarte de milhões de pilhas no planeta, o controle remoto SolarCell é usado nas novas Smart TVs Samsung. Ele é recarregado por luz solar ou ambiente, e foi projetado para funcionar com 10% da energia utilizada em modelos convencionais.

 

Além disso, os controles são fabricados com 24% de plástico reciclado, ou seja, mais de 55 toneladas de resíduos são recicladas para a produção anual de 10 milhões de controles remotos SolarCell, o que equivalente à redução de 18% nas emissões de carbono.

 

As televisões também levam plástico reciclado em sua composição, assim como os refrigeradores da linha Bespoke, que são produzidos com alumínio

Mais materiais reciclados

A Samsung incorpora cada vez mais materiais reciclados em seus produtos, incluindo plástico proveniente de redes de pesca descartadas em dispositivos Galaxy, plástico reciclado em TVs e alumínio reciclado em refrigeradores Bespoke.

 

Em 2024, o lançamento da nova linha de smartphones Galaxy S24 reforça esse compromisso, incorporando minerais reciclados, como cobalto e elementos de terras raras, pela primeira vez em um dispositivo Galaxy1. Confira a evolução da linha Galaxy:

 

 

Quer saber mais sobre as ações criativas e inovadoras que impulsionam um modo de vida mais sustentável? Acesse a Samsung Newsroom Brasil e visite o site oficial da Samsung.

 

1 As baterias do Galaxy S24 Ultra e Galaxy S24+ possuem um mínimo de 50% de cobalto reciclado pré e pós-consumo. A bateria do Galaxy S24 possui um mínimo de 10% de cobalto reciclado pré e pós-consumo. Os alto-falantes de todas as linhas Galaxy S24 possuem neodímio 100% reciclado pré e pós-consumo e um mínimo de 40% de aço reciclado pré e pós-consumo.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações