Iniciativa de capacitação tecnológica gratuita em parceria com grandes universidades é conhecida por oferecer aulas remotas e presenciais com certificado de participação
O Samsung Ocean, programa de capacitação tecnológica da Samsung, tem resultados expressivos desde o seu lançamento, em 2014: foram mais de 221 mil pessoas capacitadas e mais de 7 mil sessões de treinamento realizadas. Os números reforçam o papel da iniciativa na formação de profissionais em tecnologia e inovação, e no estímulo à qualificação profissional em áreas estratégicas desse mercado no Brasil.
Até dezembro de 2025, o programa alcançou resultados como:
- 221.352 mil participantes nos cursos do Samsung Ocean
- 7.368 sessões de treinamentos realizadas
- Realização dos programas paralelos Ocean Beginner, Ocean Lab e Ocean Launch
- Com atividades presenciais e on-line em São Paulo (SP), Manaus (AM) e, recentemente, Brasília (DF)
- Realização dos programas de Inovação de Base Tecnológica Ocean Beginner, Ocean Lab e Ocean Launch para novos projetos e startups.
“Os números alcançados pelo Samsung Ocean refletem nosso compromisso contínuo com a qualificação profissional e a democratização do acesso ao conhecimento em tecnologia. Ao longo dos anos, o programa tem contribuído para preparar estudantes e profissionais para os desafios do mercado, conectando aprendizado prático, inovação e oportunidades reais de desenvolvimento de carreira”, afirma Eduardo Conejo, diretor de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.
O que é o Samsung Ocean?
O Samsung Ocean é o programa de capacitação tecnológica da Samsung, realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A iniciativa é totalmente gratuita, oferece certificado de participação e disponibiliza aulas remotas e presenciais nos campi das universidades parceiras.
Como se inscrever nas atividades do Samsung Ocean?
Para participar das atividades do Samsung Ocean, basta acessar o site www.oceanbrasil.com ou o aplicativo do Samsung Ocean e consultar a agenda do mês vigente. Selecione a aula ou curso de interesse e clique em “Inscrever-se”. Siga as instruções de registro/login para reservar sua vaga (sujeitas à disponibilidade).
Podem participar do Samsung Ocean pessoas maiores de 18 anos com interesse em tecnologia e áreas correlatas.
Como funciona o Programa de Residência Tecnológica em Saúde Digital
No início de 2026, o Samsung Ocean anunciou a entrada da Universidade de Brasília (UnB) entre suas parceiras, ampliando ainda mais o alcance do programa no país.
Junto ao anúncio, foram abertas as inscrições para o 1º Programa de Residência Tecnológica em Saúde Digital. Voltada a estudantes interessados em Tecnologia da Informação e Saúde Digital, a iniciativa contempla:
- 30 vagas em São Paulo (SP)
- 30 vagas em Brasília (DF)
- Bolsa mensal de R$ 1.000
- Duração de seis meses: de 1º de maio a 31 de outubro de 2026
Quem pode se inscrever no Programa de Residência Tecnológica do Samsung Ocean?
Em Brasília, podem participar do programa de residência graduandos ou pós-graduandos de qualquer instituição de ensino superior com idade mínima de 18 anos e interesse nas áreas de TI e Saúde Digital.
Em São Paulo, as vagas são destinadas apenas aos alunos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), com idade mínima de 18 anos e interesse nas áreas de TI e Saúde Digital.
As inscrições ficam abertas até 27 de fevereiro de 2026 em https://residencia.oceanbrasil.com/.
Mais informações sobre o Samsung Ocean estão disponíveis no site oficial e na Samsung Newsroom Brasil.