*Por Mario Sousa
No ano 2000, a Samsung lançou o SCH-V200, o pioneiro entre os celulares com câmera no mundo. Ele permitia tirar no máximo 20 fotos com resolução de 0.3 megapixels, que podiam ser vistas num visor de LCD de apenas 1,5 polegada ou transferidas para um computador por meio de um cabo. Mesmo com essas limitações tecnológicas aos olhos de quem vive em 2022, aquela câmera embutida no celular representou o início de uma revolução na forma como registramos momentos importantes do dia a dia e uma mudança de comportamento social e tecnológico. Tanto que as próprias câmeras fotográficas se tornaram um produto de nicho.
De lá para cá, a Samsung seguiu capturando as necessidades de seus usuários e consolidou-se como a líder global do segmento de smartphones. Agora, com o lançamento do Galaxy S21 FE 5G, que chega ao Brasil nesta terça-feira (11), é a vez de contemplar os anseios de um público bastante especial: os fãs da linha Galaxy S, em especial os da Geração Z, que encontram nas fotos e nos vídeos uma forma de expressar sua identidade para o mundo.
Além das fortalezas típicas de um produto flagship, como design, tela, processador e bateria, o Galaxy S21 FE 5G traz como um dos principais destaques seus recursos de câmera. A começar pela inversão da lógica de que as câmeras traseiras devem ser as mais poderosas. Numa época em que as selfies viraram o símbolo maior da necessidade de nos expressarmos, o novo smartphone da Samsung traz uma câmera frontal de 32 megapixels, aliada a poderosos recursos para gravar vídeos e tirar fotos. O Modo de Gravação Dupla, desenvolvido sob medida para a Geração Z, captura imagens das lentes traseira e dianteira, filmando a ação e a reação, tudo ao mesmo tempo, para registrar e postar nas redes. Além disso, aperfeiçoamos o Modo Noturno, que já auxiliava o registro de fotos sob pouca luz e que, no Galaxy S21 FE 5G, passa a auxiliar também a gravação de vídeos, inclusive sob condições extremas e dinâmicas de iluminação.
Nascida na era da informação e do compartilhamento, a Geração Z rompeu com alguns comportamentos de gerações anteriores, especialmente em relação a uma postura mais fechada na vida online. A auto expressão se tornou a principal ferramenta dos jovens que estão sempre presentes, disponíveis, conectados, “on”, e prontos para mostrar seu estilo, gosto, desejo e anseios. Não à toa, redes como o TikTok fazem o maior sucesso e acumulam mais de 1 bilhão de usuários ativos, com o próprio perfil da Samsung Brasil na rede acumulando mais de 2.3 milhões de seguidores. São usuários prontos para produzir e consumir conteúdos extremamente diversos, com estilos e gêneros ecléticos.
E por mais que a gente tenha essa tendência de dividir as faixas etárias por gerações, sabemos que naturalmente as gerações anteriores acabam sendo influenciadas pelos novos hábitos e comportamentos dos mais jovens. Por passar mais tempo online e pulando de rede social em rede social, a Geração Z é mais intensa e traz uma predisposição a ter comportamento de fã. E isso transborda para as outras gerações. De certa forma, estamos todos mais ligados àquilo que gostamos por termos acesso a um volume cada vez maior de informações sobre o que nos interessa.
A sigla FE para essa versão da linha Galaxy S, que significa Fan Edition (ou Edição dos Fãs), e o Galaxy S21 FE continua o legado iniciado pelo S20 FE. É um smartphone criado a partir dos desejos dos nossos consumidores. Para isso, conversamos justamente com esse usuário que conhece bem a linha Galaxy S e sabe dos benefícios que ela pode trazer. É o smartphone ideal para quem quer se expressar e usar a tecnologia como aliada nas tarefas do dia a dia, com um custo benefício bastante atrativo. Além do já mencionado conjunto de câmeras, o Galaxy S21 FE 5G tem um poderoso display de 6,4 polegadas, um processador que garante um desempenho ágil e suporte a carregamento super-rápido de 25W. O smartphone chega ao Brasil nas cores Verde, Violeta, Branco ou Preto e, como não poderia deixar de ser, está preparado para navegar nas altas velocidades das redes 5G.
Olhando para trás, é curioso comparar um celular com capacidade para tirar no máximo 20 fotos e que sequer permitia compartilhar as imagens pela internet, a um smartphone 5G muito mais poderoso do que qualquer computador daquela época. Mas mostra como a Samsung soube desde o início ouvir seus usuários e desenvolver inovação e tecnologia para ajudar a transformar a vida e o comportamento das pessoas. Para nós, é um privilégio protagonizar essa revolução.
*Mario Sousa é Diretor Sênior de Marketing e Produto da Samsung Brasil