“Estamos dormindo bem?” – A Samsung analisou 716 milhões de noites de sono, de 64 milhões de usuários mensais ativos do aplicativo Samsung Health, em 195 mercados, incluindo o Brasil
A América Latina* possui a maior Eficiência do Sono, mas ainda sofreu uma queda desse indicador nos últimos dois anos, assim como o restante dos países citados no estudo; Brasil tem a maior duração de sono
A Samsung Electronics Co. apresentou o estudo “Global Sleep Health Insights” no Congresso Mundial do Sono 2023, em 24 de outubro, no Rio de Janeiro, Brasil. Este é o primeiro estudo sobre sono realizado pela Samsung e um dos maiores estudos únicos de saúde do sono já realizados, analisando 716 milhões de noites de comportamento de sono de usuários do Samsung Health em diversos países do mundo*.
A região da América Latina tem a melhor classificação de Eficiência do Sono1, a qual compara a quantidade de tempo gasta na cama em relação à quantidade real de sono. No entanto, as pessoas da América Latina também tiveram uma queda nesse indicador, assim como o restante dos países participantes do levantamento. Durante o período de junho de 2021 a maio de 2023, o estudo da Samsung descobriu que a maioria das pessoas dos países que foram incluídos na pesquisa está dormindo menos e acordando com mais frequência ao longo da noite. A duração do sono diminuiu em 4 minutos, enquanto o tempo acordado durante o sono aumentou em 1,3 minutos na maioria das pessoas dos países que foram incluídos na pesquisa2.
O estudo também identificou os principais dados relacionados ao Brasil, o que mostra que os brasileiros que optaram em compartilhar anonimamente suas estatísticas de sono com a Samsung, e que são mensalmente ativos no aplicativo Samsung Health estão indo para a cama mais tarde e acordando mais cedo que a média dos demais países que fizeram parte do estudo. Confira outros dados de brasileiros identificados pelo estudo “Global Sleep Health Insights”:
- Brasil caiu apenas 2 minutos na classificação de Eficiência do Sono, a menor queda entre Brasil, Argentina e México.
- No Brasil, a diferença média de sono entre dias de semana e fins de semana é de aproximadamente 46 minutos – 1 min a menos que a média da região, mas 2 min acima da média dos demais países no estudo -, refletindo padrões de sono irregulares3. As pessoas vão dormir mais cedo e também acordam mais cedo.
- Comparado com Argentina e México, o Brasil tem maior duração do sono.
- Os brasileiros tendem a ir para a cama por volta das 00h20, o que é 13 minutos mais tarde do que a média dos demais países levados em consideração na pesquisa.
- Além disso, acordam em média às 7h22, 8 minutos mais tarde em comparação com a média dos demais países presentes no levantamento.
- O tempo médio acordado no Brasil é de 48 minutos, o que é menor do que a média de países que foram considerados na pesquisa., mas maior do que a média da América Latina
- Os europeus têm o período de ronco4 mais longo (mais de 1 hora); ao passo que o período de ronco no Brasil é de cerca de 1 hora (menor que em outros países da América Latina), e abaixo da média dos países citados no estudo.
Com um terço de nossas vidas passado dormindo, é seguro dizer que o sono é crucial para uma vida saudável. Acordar depois de uma noite de descanso insuficiente nos prejudica, afetando a concentração, o humor e a saúde física a longo prazo. À medida que mais pessoas buscam estabelecer horários de sono saudáveis, a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante ao ajudar os indivíduos a compreenderem e ajustar seus hábitos de sono.
A Samsung está empenhada em oferecer soluções tecnológicas que proporcionem uma experiência de saúde holística e abrangente, capacitando as pessoas a alcançarem seus objetivos de bem-estar. Seguindo a visão de levar saúde a milhões, a nova pesquisa da Samsung traz hábitos e descobertas coletados com os smartwatches Samsung, mostrando que é possível melhorar a saúde do sono com pequenas mudanças de hábitos.
O Galaxy Watch6 e a One UI 5 Watch foram desenvolvidos para permitir que as pessoas monitorem a qualidade de seu sono, com foco em três elementos-chave: compreender os padrões de sono pessoais, desenvolver hábitos saudáveis e criar um ambiente propício ao sono5.
O “Samsung Sleep Insights” exibe a pontuação de sono da pessoa para fornecer uma visão mais clara do descanso da noite anterior, seguido por métricas relacionadas, como fases do sono, horas de ronco e níveis de oxigênio no sangue. Além disso, o “Treinamento de Sono”, adaptado para oito tipos diferentes de sono6, agora está totalmente acessível diretamente no Galaxy Watch7, bem como em um smartphone pareado, tornando mais conveniente e motivador para as pessoas acompanharem seus hábitos a qualquer hora e em qualquer lugar8.
Criar um ambiente confortável pode fazer toda a diferença na qualidade do sono, e até mesmo pequenas distrações podem ter impactos desproporcionais. É por isso que a Samsung tornou mais fácil conectar o Galaxy Watch a uma ampla gama de dispositivos9. Uma vez que o Galaxy Watch da pessoa detecta que ela adormeceu, o SmartThings permite que seus dispositivos conectados sejam desligados para criar um ambiente mais propício ao descanso. O Modo de Sono silencia rapidamente as notificações e diminui o brilho dos smartphones e relógios, e a One UI 5 Watch aprimora essa função, utilizando agora um sensor infravermelho em vez de uma luz LED verde para minimizar ainda mais as distrações.
Congresso Mundial do Sono
O Congresso Mundial do Sono é um evento bienal organizado pela World Sleep Society e realizado a cada edição em um país diferente. Enquanto a edição anterior do evento global foi realizada em Roma, Itália, a edição de 2023 acontece na América Latina até o dia 25 de outubro. Com uma expectativa de 3.000 participantes da comunidade médica, acadêmicos, cientistas e pesquisadores de diversas nacionalidades, o congresso discute o futuro da saúde do sono.
Conduzido pelo SRBR (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung Brasil), o Simpósio do Congresso Mundial do Sono também apresentou as pesquisas de saúde realizadas no Brasil. O SRBR Samsung R&D engloba todos os países da América Latina, trabalhando em novas ideias com foco em áreas como inteligência artificial, segurança e soluções de software. Um exemplo disso é a função de monitoramento de VO210 presente no Galaxy Watch6. Com essa característica, a inteligência artificial da Samsung é capaz de rastrear a capacidade máxima de absorção de oxigênio de cada corpo durante uma atividade aeróbica – informações que ajudam a melhorar os resultados dos exercícios.
A apresentação no evento incluiu detalhes sobre como o inovador BioActive Sensor da Samsung monitora e processa os sinais biológicos da pessoa, como batimentos cardíacos, temperatura e consumo de oxigênio11. Todos os dados são analisados pela inteligência artificial e interpretados em um relatório abrangente disponível no aplicativo Samsung Health.
Além disso, a apresentação incluiu o Samsung Privileged Health SDK, recentemente apresentado na SDC23, que permite aos desenvolvedores e parceiros criar soluções de saúde digital usando o Samsung BioActive Sensor. Também foram destacadas as colaborações atuais da Samsung Health com instituições globais e da América Latina, como o InCor (Instituto do Coração do Hospital da Universidade de São Paulo) – uma das universidades mais renomadas da América Latina na área de cardiologia.
Saiba mais sobre o Galaxy Watch6 no site da Samsung e fique ligado em tudo sobre a marca em Samsung Newsroom Brasil.