O Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do programa global Solve For Tomorrow, estimula alunos da rede pública a encontrarem alternativas para problemas locais; mais de 162 mil estudantes já participaram
Em 2021, alunos e professores das escolas públicas de todo o Brasil voltam a ser estimulados pela Samsung a encontrarem alternativas, por meio da aplicação prática de ciência e tecnologia, para resolver problemas locais. A partir de hoje, estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que desafia todos os envolvidos na rede pública de ensino a desenvolverem soluções para demandas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). É possível se inscrever até 30 de junho no website ou aplicativo do Respostas para o Amanhã, disponível para download. O lançamento oficial da nova edição do programa será realizado nesta terça-feira, durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que conta com patrocínio da empresa.
Para este ano, a iniciativa tem como uma das novidades um envolvimento ainda mais próximo com professores e alunos, por meio de workshops e mentorias virtuais, realizadas inclusive por voluntários da Samsung, tanto no período de inscrições quanto para os semifinalistas, que serão anunciados em agosto, e os finalistas, que serão conhecidos em outubro. Em novembro, ocorrerá o anúncio dos vencedores que serão definidos por uma Comissão Avaliadora e, também, por júri popular (confira o calendário abaixo).
O Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, conta com edições anuais no país desde 2014 e já envolveu 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. Em 2020, mesmo com o distanciamento social, atraiu 1.749 estudantes, 997 professores e 303 escolas públicas diferentes, tendo como temas mais explorados educação, infraestrutura urbana ou rural e saúde. O projeto vencedor no ano passado foi desenvolvido por estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, de Cascavel, do Ceará: um robô, montado com materiais recicláveis e movido à energia solar, capaz de auxiliar os produtores no plantio de sementes.
“O Solve For Tomorrow demonstra o propósito da Samsung de aprimorar nos jovens habilidades para uma transformação social positiva, estimulando o desenvolvimento de criatividade e inovação para soluções de desafios da vida real. Em 2021, o programa reafirma seu compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública e a promoção da equidade, minimizando as desigualdades educacionais ao agir diretamente para que as futuras gerações alcancem seu pleno potencial por meio da Educação, como indica a nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
“A metodologia que trabalhamos no Prêmio Respostas Para o Amanhã busca não só reconhecer boas práticas no ensino de ciências e matemática nas escolas públicas brasileiras, mas também colaborar na sua melhoria, a partir da mobilização e formação de profissionais da educação. O foco das inscrições, neste momento, é receber ideias de projetos. Ao longo do processo, professores e estudantes receberão mentorias e dicas para que possam desenvolver e prototipar seus projetos, incluindo orientações para trabalho remoto”, explica Ana Cecília Chaves Arruda, Coordenadora de Projetos do CENPEC, organização da sociedade civil responsável pela coordenação técnica do Prêmio Respostas para o Amanhã, edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Painel Samsung na FEBRACE
Nesta terça-feira (23), na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), a Samsung debate o papel da ciência atualmente, abordando a melhor forma de divulgá-la e fortalecer a sua relação com a escola e, consequentemente, a sociedade. Participam do painel Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil; Vanessa Testoni, Phd e líder do time de multimídia do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Samsung; Anna Helena Altenfelder, Presidente do Conselho de Administração do CENPEC, e Flávia Twardowski, diretora geral do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Haverá transmissão ao vivo no canal da FEBRACE no YouTube.
Até 27 de março, o estande virtual da Samsung na FEBRACE oferece um quiz que premiará os 10 participantes com melhor pontuação, no menor tempo de resposta, com um Kit de Eletrônica da Samsung. O ranking com a lista dos contemplados será divulgado no site da FEBRACE Virtual em 2 de abril.
SERVIÇO
PROGRAMA RESPOSTAS PARA O AMANHÃ
Inscrições: website ou aplicativo do Respostas para o Amanhã, disponível para download
Até quando: 30/06/2021
Investimento: Gratuito
Quem pode se inscrever: Professores de Biologia, Física, Química e Matemática ou outras disciplinas pertencentes às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias que lecionem no Ensino Médio, em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal.
Projetos: O projeto deve focar necessariamente questões relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.
Professor orientador: A inscrição só pode ser feita pelo professor orientador, que obrigatoriamente deverá lecionar, à equipe participante, disciplinas nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.
Professores parceiros: Até dois docentes das áreas das Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias podem participar como parceiros do projeto. Esses professores devem lecionar à equipe participante e ser indicados pelo professor orientador no ato da inscrição.
Equipes: Devem ser formadas por 3 a 5 estudantes do Ensino Médio, matriculados na mesma turma/classe, a quem o professor orientador e os professores parceiros lecionem.
Confira o cronograma para a edição brasileira de 2021 do Solve For Tomorrow:
23 de março a 30 de junho – Inscrições, com workshops virtuais para auxiliar as equipes
1 de julho a 02 de agosto – Avaliação dos projetos que cumpriram os critérios de participação
3 de agosto – Anúncio dos Semifinalistas
9 de agosto a 30 de setembro – Mentorias aos semifinalistas
8 de outubro – Anúncio dos finalistas
13 de outubro a 12 de novembro – Mentorias aos finalistas
11 a 17 de novembro- Votação para definir vencedores do Júri Popular
17 de novembro – Avaliação da comissão para definir vencedores nacionais durante a II Mostra Respostas para o Amanhã
18 de novembro – Cerimônia de anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri Popular
PREMIAÇÃO
Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com 1 notebook Samsung Flash.
Finalistas: Cada estudante das 10 equipes finalistas será contemplado com 1 Notebook Samsung Flash.
Vencedores pelo júri popular: Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” para as escolas dos três projetos eleitos pelo público e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e o respectivo professor orientador.
Vencedores nacionais
Cada escola desses projetos será contemplada com uma Smart TV Samsung
1º lugar: Cada aluno da equipe vencedora será contemplado com 1 smartphone Galaxy Samsung.
2º lugar: 1 tablet Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.
3º lugar: 1 Smartwatch Samsung Active para cada um dos alunos da equipe vencedora.
Confira os vencedores das edições anteriores do Solve For Tomorrow no Brasil:
- 7ª edição (2020)
EEEP Edson Queiroz
Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar
Cascavel (CE)
- 6ª edição (2019)
EEMTI Marconi Coelho Reis
Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas
Cascavel (CE)
- 5ª edição (2018)
IFRS – Campus Osório
BCA: biossorvente da casca de arroz para remoção de metais da água de poço do litoral norte gaúcho
Osório (RS)
- 4ª edição (2017)
EIEEFM Sertanista José do Carmo Santana
Plantas medicinais do Povo Paiter: resgatando o conhecimento tradicional
Cacoal (RO)
- 3ª edição (2016)
ETEC Eng. Agrônomo Narciso de Medeiros
Projeto Implantação do cultivo de palmito juçara e pupunha pela cooperativa dos alunos, para reflorestamento de mata atlântica e geração de renda para a aldeia indígena Itapuã – Tupi Guarany no Vale do Ribeira – SP
Iguape (SP)
- 2ª edição (2015)
Colégio Estadual Dom Veloso
Avaliação da atividade da moringa oleífera no tratamento da água na zona rural
Itumbiara (GO)
- 1ª edição (2014)
EE Tristão de Barros
Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor
Currais Novos (RN)