YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan de Fórmula E anuncia o retorno de Oliver Rowland para a temporada 2023/2024 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E como companheiro de equipe de Sacha Fenestraz, que entra em seu segundo ano com a escuderia após uma impressionante temporada como estreante.
Rowland entrou para Nissan em 2018, no mesmo ano em que a montadora japonesa estreou na Fórmula E. Ele correu pela equipe entre as Temporadas 5 e 7, conquistando cinco pole positions e cinco pódios, incluindo uma vitória em Berlim, em 2020. O piloto de 31 anos natural de Barnsley, Inglaterra, tem um forte currículo nas competições que vai além de seu sucesso na Fórmula E, incluindo o título da Fórmula Renault 3.5 em 2015 e um terceiro lugar no Campeonato FIA de Fórmula 2, temporada 2017.
Já Fenestraz vai continuar seu desenvolvimento com a Equipe Nissan de Fórmula E, após uma promissora Temporada 9. Durante seu primeiro ano na categoria, o piloto de 24 anos impressionou a todos com uma capacidade de se adaptar às máquinas de Fórmula E, conquistando a pole position e a volta mais rápida da Fórmula E de todos os tempos no E-Prix da Cidade do Cabo, quando ele estava correndo apenas pela quinta vez com a equipe. Ele também registrou a volta mais rápida da corrida em Mônaco e correu diversas vezes na frente do pelotão.
A Temporada 10 será a maior da Fórmula E de todos os tempos, com 17 corridas no calendário, incluindo o primeiríssimo E-Prix realizado no Japão, que deverá ser sediado em Tóquio no dia 30 de março de 2024. Os testes pré-temporada acontecem de 23 a 27 de outubro em Valência, antes da rodada de abertura do Campeonato, que acontece no México no dia 13 de janeiro de 2024.
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da equipe Nissan de Fórmula E:
“É muito bacana anunciar o Oliver Rowland e o Sacha Fenestraz como pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E para a Temporada 10. Estamos bem felizes com o retorno do Oliver, pois conhecemos seu talento e experiência e temos certeza que ele vai contribuir de forma significativa para os sucessos futuros da equipe. Ele vai formar uma forte dupla com o Sacha, que já provou que tem um talento natural desde que começou conosco. Ele demonstrou ser excelente nas qualificações e tem um grande potencial para crescer e se tornar uma grande força no campeonato. Continuamos nosso trabalho duro na fábrica e com os pilotos de forma a estar prontos para partir para o ataque na temporada que se inicia na Cidade do México. Vai ser nosso segundo ano correndo como Equipe Nissan de Fórmula E na categoria, nós já aprendemos muito e vamos buscar evoluir de forma mais positiva em nossa jornada na Fórmula E”.
“Também queremos aproveitar para agradecer sinceramente ao Norman Nato por todo seu trabalho duro e esforços, durante toda a Temporada 9. Sem ele e seu forte desempenho nas últimas corridas do ano, não teríamos tido condições de atingir nossa posição final no ranking de equipes. Foi um prazer trabalhar com o Norman e desejamos a ele o melhor em sua carreira futura”.
Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:
“Estou muito animado, para mim é como se eu estivesse voltando para casa, pois estou retornando para onde iniciei minha jornada na Fórmula E e onde tive muito sucesso. A equipe trilhou uma grande trajetória no último ano e melhorou seu desempenho. Tenho certeza que o Sacha e eu formaremos uma forte dupla, ele demonstrou uma velocidade incrível em sua primeira temporada. Não vejo a hora de voltar ao trabalho, estou pronto para dar a largada e estou ansioso para ver o que podemos fazer como equipe”.
Sacha Fenestraz, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:
“Estou extremamente empolgado para continuar minha jornada com a Equipe Nissan de Fórmula E. Vou abordar esta temporada com uma nova estratégia; vai ser meu segundo ano no campeonato, então nossa meta é partir com tudo para o ataque imediatamente. Não vejo a hora de continuar nosso desenvolvimento com base no forte ano que tivemos juntos como iniciante e brigar por resultados positivos durante toda a temporada. Também estou bem feliz por receber o Oli de volta à equipe. Ele conhece a maior parte da equipe, então tenho certeza que ele vai se adaptar rapidamente e podemos trabalhar bem juntos para ajudar a equipe a evoluir. Estou ansioso para voltar à pista logo e espero ter outro grande ano junto com a Nissan!”
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.
Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.