Programa global de cidadania corporativa da Samsung está com as inscrições abertas para a 10ª edição; podem participar alunos e professores de escolas públicas
Com inscrições abertas para a sua 10ª edição no Brasil, o Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung com coordenação geral do Cenpec, é conhecido por premiar alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país. Ao longo das edições, os participantes são estimulados a criar projetos a partir da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), apresentando protótipos capazes de atender demandas reais da sociedade. No decorrer das últimas edições, observou-se uma crescente atenção dos alunos com relação aos temas ligados à saúde, e as equipes participantes se destacaram por criar diferentes soluções nesse contexto. Veja abaixo detalhes de alguns desses projetos:
Saúde no Solve For Tomorrow Brasil
Na 9ª e mais recente edição do programa, realizada em 2022, a equipe de cinco alunos do Instituto Federal de Rondônia, no Campus Porto Velho – Calama, ficou em segundo lugar entre os Vencedores Nacionais com um protótipo de biopomada como alternativa para o tratamento da leishmaniose cutânea. O projeto foi desenvolvido especialmente para atender pacientes menos favorecidos ou que residem na área rural, e que sofrem com a doença de forma física e emocional.
“Geralmente, essas pessoas não têm acesso a um cuidado adequado, principalmente por conta da distância até as cidades maiores, onde se encontram os núcleos de tratamento. Outra questão é que, para tratar a doença, são necessárias injeções contínuas em um período de 20 a 30 dias, exigindo que essas pessoas se mantenham próximas às unidades de saúde para continuar o tratamento”, afirma Minelly Azevedo da Silva, professora de química e orientadora do grupo. Durante o desenvolvimento do protótipo, os estudantes trabalharam em parceria com o Instituto Federal e com a Fiocruz de Rondônia para testar a eficácia de óleos e extratos a serem utilizados na biopomada.
Um ano antes, na edição de 2021, um grupo de três alunos da Escola Estadual Bom Pastor, em Chapecó, Santa Catarina, criou o protótipo para reabilitação pulmonar de pacientes com sequelas da Covid-19. A equipe ficou entre os projetos mais votados pelo Júri Popular e se destacou na 8ª edição do Solve For Tomorrow Brasil. O projeto foi criado no momento em que grande parte do sistema de saúde do estado de Santa Catarina estava saturado, inclusive para o atendimento assistencial pós-Covid.
O protótipo apresentado na ocasião funcionava como uma alternativa simples e barata para ajudar na recuperação da capacidade respiratória após a infecção pelo vírus da Covid-19. “Nós procurávamos por um equipamento de montagem simples e barata, para ser acessível a todos. Com o protótipo, o paciente faz um exercício de sucção capaz de reconstruir as fibras da parede pulmonar e melhorar a capacidade respiratória”, explica Oeliton Vieira Fortes, professor de matemática e orientador da equipe.
Também na edição de 2022, uma equipe de cinco estudantes do Centro Territorial De Educação Profissional Do Sisal II, na cidade de Araci, Bahia, se destacou com a criação de um protótipo de luvas cirúrgicas, desenvolvidas a partir do bioplástico produzido com a planta orgânica sisal. “Pensamos nessa solução principalmente porque a pandemia gerou um aumento na demanda por equipamentos de proteção individual (EPIs)”, explica Pachiele da Silva Cabral, professora de anatomia e fisiologia e orientadora da equipe.
“O Solve For Tomorrow é conhecido por estimular a criação de soluções inovadoras por alunos e professores da rede pública de ensino, e também por contribuir com a sociedade por meio dos protótipos apresentados em suas edições”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Especialmente nos últimos anos, após o desafiador período de pandemia, observamos uma atenção maior aos protótipos voltados para a área da saúde. Essa preocupação com o bem-estar da população mostra como esses alunos estão atentos às necessidades da sociedade e motivados a criar soluções para atendê-las”.
“São propostas criativas e bem planejadas, que evidenciam tanto uma preocupação com problemas globais quanto um olhar atento para o entorno, para a comunidade”, avalia Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. “Solucionar desafios na área de saúde requer, justamente, um olhar para o que é específico de cada território, e ter essa experiência de observação e pensamento científico já no ensino médio é de enorme importância”.
Inscrições para a 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil
Os interessados em participar da décima edição do Solve For Tomorrow podem se inscrever até o dia 12 de julho pelo site https://solvefortomorrowbrasil.com.br/. É necessário que as equipes inscritas sejam compostas por no mínimo 3 e no máximo 5 estudantes do ensino médio. Clique aqui ou acesse https://solvefortomorrowbrasil.com.br/como-participar para mais detalhes sobre as inscrições.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.
Para saber mais sobre o programa, acesse o site oficial ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube. Essas e outras novidades sobre a Samsung também podem ser acessadas na Samsung Newsroom Brasil.