Home Noticias Relembre os projetos de saúde que se destacaram nas últimas edições do Solve For Tomorrow Brasil

Relembre os projetos de saúde que se destacaram nas últimas edições do Solve For Tomorrow Brasil

por admin

Programa global de cidadania corporativa da Samsung está com as inscrições abertas para a 10ª edição; podem participar alunos e professores de escolas públicas

 

Com inscrições abertas para a sua 10ª edição no Brasil, o Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung com coordenação geral do Cenpec, é conhecido por premiar alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país. Ao longo das edições, os participantes são estimulados a criar projetos a partir da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), apresentando protótipos capazes de atender demandas reais da sociedade. No decorrer das últimas edições, observou-se uma crescente atenção dos alunos com relação aos temas ligados à saúde, e as equipes participantes se destacaram por criar diferentes soluções nesse contexto. Veja abaixo detalhes de alguns desses projetos:

 

Saúde no Solve For Tomorrow Brasil

Na 9ª e mais recente edição do programa, realizada em 2022, a equipe de cinco alunos do Instituto Federal de Rondônia, no Campus Porto Velho – Calama, ficou em segundo lugar entre os Vencedores Nacionais com um protótipo de biopomada como alternativa para o tratamento da leishmaniose cutânea. O projeto foi desenvolvido especialmente para atender pacientes menos favorecidos ou que residem na área rural, e que sofrem com a doença de forma física e emocional.

 

“Geralmente, essas pessoas não têm acesso a um cuidado adequado, principalmente por conta da distância até as cidades maiores, onde se encontram os núcleos de tratamento. Outra questão é que, para tratar a doença, são necessárias injeções contínuas em um período de 20 a 30 dias, exigindo que essas pessoas se mantenham próximas às unidades de saúde para continuar o tratamento”, afirma Minelly Azevedo da Silva, professora de química e orientadora do grupo. Durante o desenvolvimento do protótipo, os estudantes trabalharam em parceria com o Instituto Federal e com a Fiocruz de Rondônia para testar a eficácia de óleos e extratos a serem utilizados na biopomada.

 

Um ano antes, na edição de 2021, um grupo de três alunos da Escola Estadual Bom Pastor, em Chapecó, Santa Catarina, criou o protótipo para reabilitação pulmonar de pacientes com sequelas da Covid-19. A equipe ficou entre os projetos mais votados pelo Júri Popular e se destacou na 8ª edição do Solve For Tomorrow Brasil. O projeto foi criado no momento em que grande parte do sistema de saúde do estado de Santa Catarina estava saturado, inclusive para o atendimento assistencial pós-Covid.

 

O protótipo apresentado na ocasião funcionava como uma alternativa simples e barata para ajudar na recuperação da capacidade respiratória após a infecção pelo vírus da Covid-19. “Nós procurávamos por um equipamento de montagem simples e barata, para ser acessível a todos. Com o protótipo, o paciente faz um exercício de sucção capaz de reconstruir as fibras da parede pulmonar e melhorar a capacidade respiratória”, explica Oeliton Vieira Fortes, professor de matemática e orientador da equipe.

 

Também na edição de 2022, uma equipe de cinco estudantes do Centro Territorial De Educação Profissional Do Sisal II, na cidade de Araci, Bahia, se destacou com a criação de um protótipo de luvas cirúrgicas, desenvolvidas a partir do bioplástico produzido com a planta orgânica sisal. “Pensamos nessa solução principalmente porque a pandemia gerou um aumento na demanda por equipamentos de proteção individual (EPIs)”, explica Pachiele da Silva Cabral, professora de anatomia e fisiologia e orientadora da equipe.

 

“O Solve For Tomorrow é conhecido por estimular a criação de soluções inovadoras por alunos e professores da rede pública de ensino, e também por contribuir com a sociedade por meio dos protótipos apresentados em suas edições”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Especialmente nos últimos anos, após o desafiador período de pandemia, observamos uma atenção maior aos protótipos voltados para a área da saúde. Essa preocupação com o bem-estar da população mostra como esses alunos estão atentos às necessidades da sociedade e motivados a criar soluções para atendê-las”.

 

“São propostas criativas e bem planejadas, que evidenciam tanto uma preocupação com problemas globais quanto um olhar atento para o entorno, para a comunidade”, avalia Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. “Solucionar desafios na área de saúde requer, justamente, um olhar para o que é específico de cada território, e ter essa experiência de observação e pensamento científico já no ensino médio é de enorme importância”.

 

Inscrições para a 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil

Os interessados em participar da décima edição do Solve For Tomorrow podem se inscrever até o dia 12 de julho pelo site https://solvefortomorrowbrasil.com.br/. É necessário que as equipes inscritas sejam compostas por no mínimo 3 e no máximo 5 estudantes do ensino médio. Clique aqui ou acesse https://solvefortomorrowbrasil.com.br/como-participar para mais detalhes sobre as inscrições.

 

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

 

Para saber mais sobre o programa, acesse o site oficial ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube. Essas e outras novidades sobre a Samsung também podem ser acessadas na Samsung Newsroom Brasil.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações