Home Noticias Projeto de retrofit reduz 30% do consumo de energia do Robocop, empreendimento ícone de São Paulo

Projeto de retrofit reduz 30% do consumo de energia do Robocop, empreendimento ícone de São Paulo

por admin

Famosa por modernos e imponentes complexos corporativos, a região da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, no bairro do Brooklin, em São Paulo, entrou de vez no hall dos endereços mais conhecidos e cobiçados da cidade no fim dos anos 90, com o lançamento do Complexo Corporativo Centenário. Apelidado de Robocop, graças à sua fachada de metal com um quê futurista, tornou-se referência de vanguarda no entorno. E para manter-se em linha com a inovação que sempre o caracterizou, a BR Properties, uma das maiores companhias de investimento em imóveis comerciais do Brasil e proprietária do empreendimento, investiu em um retrofit com foco na modernização e eficiência da construção, além de buscar uma redução dos custos operacionais, visando aumentar o conforto do usuário.

Com investimento de cerca de R$ 12 milhões, o projeto, reconhecido pelo Prêmio Master Imobiliário deste ano, contou com soluções da Johnson Controls para viabilizar ou aprimorar a automação predial, o controle de acesso, o CFTV (circuito fechado de TV), além de promover uma melhor performance do ar-condicionado.

A modernização do complexo, feita com o prédio em operação, resultou em uma diminuição de aproximadamente 30% no consumo de energia. “Isso equivale a R$ 40 mil reais por mês. Além disso, tivemos reduções significativas no gasto com manutenção e operação”, aponta Lucio Soares, Gerente Predial na BR Properties. Segundo ele, como a automação e algumas etapas do projeto foram finalizadas no início da pandemia, não sendo possível medir os resultados com todo o sistema integrado e em pleno funcionamento, o impacto na redução de gastos com energia pode ser ainda maior.

Para além do consumo de energia, a tecnologia da Johnson Controls transformou também a nova central de ar-condicionado do prédio, com o emprego do moderno e compacto chiller com mancal magnético. Por se tratar de um equipamento mais leve, eficiente energeticamente e com baixa manutenção, resultou em uma redução de custo e integração simples com o sistema de automação e infraestrutura elétrica.

Totalmente alinhado ao momento, o controle de acesso do empreendimento também foi modernizado, dispensando o uso de cartões e sendo realizado agora por biometria facial. A novidade é capaz ainda de medir a temperatura corporal e checar o uso de máscara. “O sistema nos trouxe agilidade operacional e integração, além de apoiar a triagem manual e garantir o distanciamento social do colaborador que faz a medição e os usuários que frequentam o empreendimento”, analisa Soares.

“As soluções implementadas pela Johnson Controls tiveram impacto relevante em inovação e estão diretamente relacionadas à eficiência energética e confiabilidade operacional dos equipamentos”, analisa. “A automação com a solução totalmente integrada nos trouxe a facilidade de entender e diagnosticar rapidamente vários problemas que poderiam causar desconforto e gerar reclamações. Tivemos, por exemplo, uma redução significativa nas reclamações relacionada ao conforto térmico que acaba sendo um dos grandes vilões de um edifício”, completa o Gerente Predial na BR Properties.

Thiago Ribeiro, Coordenador de Serviço e Operações da divisão Tecnologia e Soluções de Construção da Johnson Controls, ressalta que o trabalho no Complexo Corporativo Centenário foi muito além de uma renovação estrutural. “Houve uma mudança de conceito, com um controle maior do ambiente de forma integrada e de fácil acesso, conferindo inteligência sem igual ao empreendimento.”

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações