Um encontro para discutir os ecossistemas de negócios no cenário atual e entender como as mudanças provocadas por essa estratégia influencia o mercado mundial e brasileiro. Esse foi o objetivo 3ª edição do evento “Quando os presidentes se encontram”, realizado pela Gouvêa Ecosystem, com apoio da KPMG, no dia 27 de maio.
O debate virtual reuniu mais de 50 CEOs de grandes varejistas como DPaschoal, Stone, O Boticário e Riachuelo, entre outras, e teve como palestrante o professor de inovação e estratégia do Institute for Management Development (IMD), Mark Greeven. O acadêmico é parceiro estratégico do Ecossistema Gouvêa e autor de dois livros sobre a modalidade de negócios.
Na abertura, Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, destacou que a maior contribuição do encontro era proporcionar uma discussão profunda e ampla sobre o conceito de ecossistema de negócios. Outro ponto importante, versava em destacar a dimensão das transformações que a estratégia está precipitando na realidade de negócios atual e futura no mundo e com características próprias no Brasil.
“Desse modo poderemos conhecer e avaliar o potencial transformador em todas as cadeias de valor que o modelo de ecossistemas de negócios cria no mercado, ao dar alternativas para a desintermediação de negócios entre marcas e os consumidores finais”, observou Marcos.
Em seguida, Mark Greeven traçou um panorama da estratégia, desde o seu nascimento na China, até se tornar modelo de referência para empresas através de sinergias entre negócios. Na sequência, o acadêmico destacou algumas características dos ecossistemas e citou cases de sucesso obtidos por corporações como Apple, Philips, Alibaba e as varejistas Mammut e Evonik.
“A estratégia de ecossistema só dá certo se as empresas atuarem de forma precisa em três pontos: ter um corebusiness forte, trabalhar em sinergia com parceiros e saber coletar e interpretar os dados coletados junto aos clientes. Só assim se constrói vantagem competitiva e se criam efeitos de complementariedade”, frisou Mark Greeven.
Ao término da apresentação do acadêmico, diretores e executivos apresentaram as principais dúvidas que cercam a implantação e execução da estratégia nos diversos segmentos do varejo no Brasil. Mark Greeven explicou que, naturalmente, cada país vai imprimir características próprias de negócios ao modelo. Contudo, é importante nunca perder o foco nos clientes.
“Não podemos criar o futuro sozinhos. Precisamos estar sempre prontos para compreender e atender todas as necessidades de nossos clientes. Essa conexão é fundamental para o upgrade e o consequente sucesso dos negócios”, destacou o professor.
A quarta edição do evento “Quando os presidentes se encontram” acontece no dia 20 de julho, com o tema “Transformações do Mercado Financeiro e seus Impactos no Consumo e Varejo”. O encontro é exclusivo para convidados.
Realizadores
Gouvêa Ecosystem
A Gouvêa Ecosystem é composta por 17 empresas dedicadas a apoiar e promover a evolução dos negócios em 4 verticais: Consultoria, Serviço, Solução e Relacionamento. Membro do Ebeltoft Group – consórcio global com 18 empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo em 22 países.
KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Está presente em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal. Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua, compartilhando valor e inspirando confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos.
Mais informações para a imprensa
Fábio Rego Barros (Assessor de Imprensa)
(21) 99968-2771
[email protected]
Website: http://www.gouveaecosystem.com