Nesta quinta-feira (25/8), a AMD anunciou a contratação de Rory P. Read, como novo CEO e presidente mundial da companhia. O executivo é um velho conhecido do setor, uma vez que trabalhou durante 23 anos na IBM e sua última passagem profissional foi como COO (chief operation officer) da Lenovo.
A AMD estava sem presidente há oito meses. Em janeiro, o ex-CEO da companhia, Dirk Meyer, deixou o cargo, que ocupava desde julho de 2008.
Desde a saída de Meyer, o vice-presidente sênior e CFO (principal executivo de finanças) da AMD, Thomas Seifert, assumiu a presidência de forma interina.
De acordo com um estudo da empresa de pesquisas IHS iSuppli, Read terá um trabalho duro à frente da AMD, que perdeu participação de mercado nos últimos 12 meses. Em julho, a fabricante detinha 10,1% do setor de microprocessadores – contra 11,8% no mesmo período do ano anterior.
O novo presidente da AMD receberá um salário anual de US$ 1 milhão, de acordo com documento oficial enviado às autoridades norte-americanas. O executivo também terá um bônus inicial de US$ 1 milhão.