Resultados refletem o avanço dos negócios principais da empresa diante da alta demanda por computadores, além da aceleração das novas vertentes de negócios
A Positivo Tecnologia registrou receita de R$ 809 milhões no primeiro trimestre de 2021, aumento de 85% em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa apresentou também lucro líquido de R$ 56 milhões, valor 1.175% superior ao do primeiro trimestre do ano passado. A forte demanda por notebooks verificada desde 2020, principalmente com aumento da prática de home office e homeschooling, tornou o computador um item essencial e de uso pessoal. O movimento gerou resultado significativo para a Companhia e manteve os patamares de faturamento elevados no período.
Um portfólio mais aderente às necessidades dos consumidores, a capacidade de reação aos desafios da cadeia de suprimentos e maior atuação junto aos canais de distribuição permitiram o incremento de rentabilidade. A margem bruta foi de 23,2% no 1º trimestre de 2021 versus os 19,6% apurados no mesmo período do ano passado. Já o EBITDA ajustado alcançou R$ 61 milhões e teve margem de 9,1%. As vendas por meio dos canais on-line próprios e de terceiros mantiveram a trajetória de expansão. Atingiram 54% da receita no segmento Consumer e representaram aumento de 184% em comparação com o 1º trimestre de 2020. Notebooks da Vaio, marca que a Positivo Tecnologia representa no Brasil, permitiram crescimento de 92% em relação ao mesmo período do ano passado. A expansão também é registrada na venda de tablets: 177% a mais no 1º trimestre deste ano.
A Companhia ganhou impulso ainda maior na transformação do modelo de negócios, a partir das novas vertentes. As chamadas “Avenidas de Crescimento” envolvem soluções em servidores, dispositivos para ambientes inteligentes, tecnologias educacionais, locação de equipamentos de informática, terminais móveis de pagamento e urnas eletrônicas, além de projeto voltado a varejistas de pequeno porte. A receita desses produtos e serviços da Positivo Tecnologia cresceram 63% no 1º trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020. Em Positivo Casa Inteligente, por exemplo, a base de usuários únicos aumentou 27%.
Os resultados do 1º trimestre deste ano também apontam o crescimento da Companhia no mercado corporativo, ocorrido em linha com a estratégia de desenvolvimento dos canais, avanço nos negócios de locação de equipamentos de informática, além da demanda por computadores. Esse segmento de negócio da Positivo Tecnologia apresentou faturamento 13% maior versus o mesmo período de 2020. “O primeiro trimestre confirmou nossas expectativas favoráveis para os negócios no início deste ano. Conseguimos contornar a limitada oferta de insumos e ao mesmo tempo aumentar a rentabilidade”, afirma Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Tecnologia.
Em linha com a estratégia de avançar os negócios principais, a Positivo Tecnologia complementou o portfólio de computadores com nova marca ao anunciar o licenciamento e a incorporação das operações da marca Compaq em território brasileiro. A operação permitiu alavancar a participação no segmento de computadores intermediários e consolidar a empresa na fabricação, distribuição e atendimento de soluções para todo tipo de público. A Companhia também aportou recursos na EuNerd, startup de assistência técnica em informática. Os valores são provenientes de Fundo de Investimento de Participação (FIP) aberto pela Positivo Tecnologia e com base na Zona Franca de Manaus. A EuNerd complementa o portfolio de investidas, o qual é formado por startups que atuam em mercados como análises clínicas, eletromobilidade e agropecuária. A Companhia também aprimorou a governança corporativa e recentemente elegeu novos integrantes para o Conselho de Administração. “Nossos esforços têm se mostrado compensadores e, dessa maneira, seguimos firmes com a estratégia de consolidar a Positivo Tecnologia como uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil”, diz Hélio Rotenberg.