O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp poderá sair do ar no Brasil. Isso porque o juiz Luis Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, no Piauí, determinou que as companhias de telefonia suspendam o funcionamento do serviço, temporariamente, até o cumprimento de uma ordem judicial.
Conforme reportagem publicada em O Globo, a empresa de telefonia Vivo já foi comunicada da decisão em 19 de fevereiro, por meio de um ofício do delegado Everton Ferreira de Almeida Férrer, do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.
O prazo para a suspensão é de 24 horas e atinge os domínios whatsapp.net e whatsapp.com. Segundo o juiz, o motivo da suspensão do Whatsapp no Brasil não pode ser explicado porque a ação tramita em segredo de Justiça.
A decisão do magistrado diz ainda que a empresa de telefonia deve “garantir a suspensão do tráfego de informações de coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registros de dados pessoais ou de comunicações entre usuários do serviço e servidores da aplicação de trocada de mensagens multi-plataforma denomidada Whatsapp, em que pelo menos um desses atos ocorra em território nacional”.