Home Noticias Pesquisadores criam teste único de DNA para detectar doenças

Pesquisadores criam teste único de DNA para detectar doenças

por admin

Pacientes com histórico familiar de doenças genéticas geralmente são submetidos a diversos exames até obterem uma probabilidade real de hereditariedade e diagnósticos que revelem de fato as causas e quais os tratamentos indicados em casos em que a doença já existe. Diante desse fato, pesquisadores do instituto Garvan de Pesquisa Médica em Sydney e colaboradores da Austrália, Reino Unido e Israel desenvolveram um novo teste único de DNA capaz de identificar uma série de doenças genéticas neurológicas e neuromusculares.

O estudo referente ao teste foi publicado na Science Advances – revista científica multidisciplinar de acesso aberto que inclui todas as áreas da ciência, como ciências da vida, ciências físicas, ciências sociais, ciências da computação e ciências ambientais – fato que agrega autoridade à inovação dos pesquisadores, permitindo assim que a equipe inicie as validações para disponibilizar o novo teste em serviços de patologia em todo o mundo. O estudo explica que o funcionamento do teste se dá usando uma única amostra de DNA que geralmente é extraída através de tecido ou de líquido corporal, como sangue, saliva, pele, líquido amniótico e células da parte interna da bochecha, sendo explorado nessa amostra todas as sequências de expansão repetidas causadoras de doenças conhecidas e potencialmente descobrir novas sequências envolvidas em doenças que ainda não foram descritas através da tecnologia chamada sequenciamento Nanopore; “É o que existe de mais moderno em termos de sequenciamento genômico, pois é possível sequenciar longos trechos de DNA em algumas horas”, explica Alberto Dávila, especialista em Biologia Celular e Molecular.

As doenças abrangidas pelo teste pertencem a uma classe conhecida como “distúrbios de expansão de repetição curta em tandem (STR)”. “Eles são muitas vezes difíceis de diagnosticar devido aos sintomas complexos que os pacientes apresentam, a natureza desafiadora dessas sequências repetitivas e as limitações dos métodos de testes genéticos existentes”, diz o Dr. Deveson, Diretor de Pesquisa Sênior do Instituto Garvan. Alguns exemplos de doenças genéticas de acordo com o Portal Momento Saúde são: Anemia, Doença de WilsonFibrose Cística, Hemocromatose, Hemofilia, Síndrome de Turner, Síndrome do X Frágil, entre outras.

Dr. Kishore Kumar, coautor do estudo e neurologista do Concord Hospital e da Universidade de Sydney e Cientista Visitante em Garvan, conclui que “Este novo teste revolucionará completamente a forma como diagnosticamos essas doenças, já que agora podemos testar todos os distúrbios de uma só vez com um único teste de DNA e fornecer um diagnóstico genético claro, ajudando os pacientes a evitar anos de biópsias desnecessárias de músculos ou nervos para doenças que eles não conhecem”. Segundo a equipe, um dos principais objetivos do teste é obter o credenciamento para uso clínico, o que pode acontecer em até cinco anos.

Maiores informações: https://www.momentosaude.com.br/

Website: https://www.momentosaude.com.br/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações