- Como fabricante mundial de automóveis, a Nissan propõe há décadas uma mobilidade zero emissão, na qual os veículos elétricos desempenham um papel fundamental. No Dia Mundial da Mobilidade Elétrica, a montadora japonesa destaca seus principais carros-conceito, protótipos e veículos elétricos dos últimos 20 anos.
América do Sul – Em sua jornada rumo a um mundo mais conectado e sustentável, a Nissan foi pioneira na pesquisa e desenvolvimento da mobilidade elétrica. Mas como esta história começou? Quais foram os principais modelos elétricos da Nissan que despertaram admiração e permitiram a evolução até os dias atuais?
Nestes 75 anos de legado neste campo, a Nissan desenvolveu mais de 35 veículos, protótipos e carros-conceito elétricos. E não é só isso, pois a marca também firmou parcerias estratégicas que impulsionaram a pesquisa sobre baterias de íons de lítio até que, em 1996, a empresa lançou seu modelo Prairie Joy, o primeiro veículo elétrico com bateria de íons de lítio do mundo. Um ano mais tarde, a Nissan surpreenderia o mundo no Salão do Automóvel de Los Angeles com a Altra, a primeira minivan elétrica reconhecida como um dos “carros mais ecológicos”, que teve 200 unidades produzidas. Foi o primeiro veículo elétrico de produção em série a utilizar uma bateria de íons de lítio no mercado norte-americano.
No ano 2000, foi lançado no mercado o Hypermini, um veículo compacto urbano com uma autonomia de 115 km com apenas uma carga, equipado com um sistema de bateria de íons de lítio de alto rendimento.
Nos anos seguintes, a bateria de íons de lítio se tornou mais compacta. Lançado em 2005, o PIVO foi o primeiro carro-conceito equipado com uma bateria de íons de lítio laminada, seguido do PIVO2 em 2007, um modelo urbano elétrico inovador que incorporou tecnologias de vanguarda como o “Robotic Agent”, que propunha uma nova relação automóvel-condutor.
Naquele mesmo ano, o inovador Nissan Mixim chegava com um design inusitado – com o assento do condutor no centro e os acompanhantes nas laterais – e um motor / gerador elétrico que utilizava baterias compactas de íons de lítio, criado segundo o programa “Nissan Green Program”. Além disso, a Nissan anunciou sua joint venture com a NEC para desenvolver baterias compactas de íons de lítio laminadas, que podem armazenar o dobro de energia com o mesmo tamanho.
A montadora japonesa continuou a evolução de seus veículos elétricos e, em 2009, lançou o primeiro carro elétrico produzido em massa do mundo, o Nissan LEAF, lançado pela primeira vez no Japão e na América do Norte, seguido pela expansão para a Europa e a América Latina, entre outros mercados mundiais.
Em 2014, a Nissan expandiu sua liderança em mobilidade zero emissão no segmento de veículos comerciais leves com o lançamento do e-NV200 para os mercados europeu e japonês.
2017 foi um ano importante para a marca, quando o novo Nissan LEAF revolucionou o mercado de veículos elétricos convencionais ao oferecer aos clientes maior autonomia, tecnologias avançadas, com um design renovado e mais dinâmico.
Seguindo a visão Nissan Intelligent Mobility, por meio da qual a marca busca transformar a forma como os carros são conduzidos, propulsionados e integrados na sociedade, a Nissan fomenta um futuro eletrificado com este modelo, com zero emissão e zero acidente. Desde seu lançamento, o LEAF já teve mais de 500 mil unidades vendidas e contribuiu para a redução de 2,1 milhão de toneladas de emissões de carbono (CO2), em seus mais de 2.500 milhões de quilômetros livres de emissões.
No ano passado, a Nissan realizou um marco em seu plano de transformação Nissan NEXT, com a apresentação do novo Nissan Ariya, o primeiro SUV 100% elétrico da montadora, dando início a um novo capítulo para a marca e materializando sua visão de enriquecer a vida das pessoas.
Se quiser saber mais sobre a Nissan e sua jornada na mobilidade elétrica, visite Nissan Stories.