Uma das lições aprendidas com a pandemia do coronavírus foi a de que é imprescindível que o ser humano saiba se adaptar às mudanças impostas por um novo cenário. No mundo dos negócios, essa necessidade de adaptação virou uma espécie de “lei de sobrevivência”, onde quem não estava preparado para o mundo digital, precisou correr para se manter firme em meio à crise.
Porém, essa adaptação ao digital já vinha sendo bastante arquitetada antes de ser despertada antecipadamente. “A pandemia apenas acelerou os processos digitais, como E-commerce e home office. O que aconteceria daqui cinco anos passou a acontecer em dois meses”, disse Conrado Adolpho, empresário especialista em aceleração comercial, em conversa com José Paulo Pereira Silva, CEO do Grupo Ideal Trends.
Mas existem dois lados nessa história. Se por um lado, empresas de diferentes portes e segmentos tiveram que rever suas estratégias de negócio para se adequar às novas exigências do mercado, as companhias de tecnologia, por sua vez, não pararam de crescer e são as grandes beneficiadas por essa digitalização impulsionada. No primeiro trimestre deste ano, as três companhias líderes do setor (Amazon, Microsoft e Google) faturaram 25,2 bilhões de dólares.
Marketing digital como solução para alavancar empresas
O marketing, feito por vias digitais, foi crucial neste momento. Conforme Conrado Adolpho, também mentor do curso 8Ps Escola de Negócios, o marketing digital acabou se adaptando ao comportamento online das pessoas. “As pessoas estão pesquisando online, comprando online e se comunicando online, fomos para um mundo em que o online se tornou uma condição completamente essencial para termos nossos negócios funcionando”, afirma.
Nesse contexto, a aceleração comercial trabalha com consultorias e treinamentos de vendas e marketing de alto impacto nas empresas, ajudando empresários a extrair o maior valor dos seus negócios e a ter consciência de cada público de venda.
Novo cenário na gestão de empresas
Conforme José Paulo, mais do que nunca, os serviços online foram fundamentais para que as empresas pudessem manter ou impulsionar suas operações. “A aceleração digital mostrou ainda mais a importância de gestão e cultura empresarial, pois as empresas tiveram que se planejar e se reinventar para estar no mundo digital”, comenta. Conrado Adolpho concorda com a visão de José Paulo. “Neste momento as empresas precisam de um CEO com mentalidade digital”, reforça Conrado Adolpho.
José Paulo Pereira Silva, CEO do grupo Ideal Trends e um dos maiores empresários no ramo da tecnologia na América Latina, é Engenheiro de Produção com MBAs em Marketing, Vendas e Negócios Digitais, Mestre e Doutor em Administração de Empresas e Pós-Doutor em Relações Internacionais pela FCU/USA.
O Grupo Ideal Trends é composto por 25 empresas e projetos ligados à indústria, gestão de negócios, saúde e bem-estar e oferece as melhores tecnologias online que podem transformar empresas em referências em segmentos que atuam.
Website: https://www.idealtrends.com.br/