De acordo com previsões da IDC Brasil, que pertencem ao estudo IDC Predictions, os mercados de TI e telecomunicações podem crescer 13% no país. Isso mostra que, mesmo com o forte impacto da pandemia de Covid-19, os mercados seguem aquecidos em 2021 e as empresas continuam a investir em telecomunicações.
No entanto, com o crescimento do segmento de telecomunicações e consequentemente a maior procura por serviços de telefonia fixa, móvel e link de dados, é preciso ter atenção para gerenciá-los de forma efetiva, a fim de evitar o desperdício financeiro. Quando as empresas adotam a Gestão de Telecom, uma solução que atua no controle e redução de custos com os serviços de telecomunicação corporativa, elas evitam problemas como:
Não ter seu inventário de telefonia identificado
Quando não há uma gestão do inventário de telefonia, não é possível ter visibilidade do parque de telecom. Ou seja, a empresa não consegue ter um olhar completo das informações dos ativos de telefonia, a forma como eles são utilizados pelos colaboradores e nem se está utilizando aquilo que foi contratado. Quando não há visibilidade de todas essas informações, pode-se desperdiçar dinheiro.
Não contestar valores com as operadoras e, consequentemente, perder tempo ao tentar fazer negociações
Qualquer empresa que não conta com uma Gestão de Telecom pode sofrer com cobranças indevidas em contas de telefonia fixa, móvel e link de dados. Além disso, outros problemas que uma organização pode enfrentar são justamente a falta de contestação desses valores indevidos com as operadoras, perda de tempo com processos demorados e complexos ao tentar negociar com as empresas de telecomunicação e falta de análise de contratos para propor redução de custos com telecom.
Ausência de visibilidade do parque de telecomunicações
A falta de visibilidade do parque de telecomunicações pode trazer um enorme prejuízo para as empresas. Afinal, sem visibilidade não é possível saber quais linhas e ativos de telefonia estão sendo realmente utilizados. Ou seja, as empresas podem pagar por serviços que não estão sendo consumidos e, consequentemente, tendo gastos desnecessários e que poderiam ser direcionados para outras áreas do negócio.
Não realizar a gestão de contratos de telefonia
A ausência de uma gestão de contratos pode implicar na perda de oportunidades para o ajuste de planos de telefonia. Quando há uma gestão efetiva dos contratos também é possível contar com a renegociação às vésperas do vencimento. Assim, as empresas não precisam se preocupar com a revisão dos contratos de telecomunicação e tarifas.
Utilizar métodos manuais ultrapassados
Algumas empresas ainda usam processos manuais e obsoletos, como o preenchimento de dados em planilhas de Excel, além da digitação manual de contas e faturas. Com a gestão de contas de telecomunicações, elas contam com tecnologia RPA na automação de processos, eliminando a digitação manual.
A diferença de contar com uma especialista no assunto
Para evitar problemas como esses, as organizações devem contar com uma especialista em Gestão de Telecom como a NSB, empresa que atua nesta área há mais de duas décadas e proporcionou aos seus clientes mais de R$ 50 milhões em recuperação e economia nos últimos cinco anos.
Além de redução de custos com telecomunicações, a NSB desenvolveu, em cima das melhores práticas do ITSM e ITIL o CM360 TEM, uma plataforma que otimiza o uso dos serviços de telefonia fixa, móvel e link de dados, proporciona inteligência na negociação com as operadoras e realiza a gestão de faturas, tarifas, contratos e inventário.
Mais informações sobre Gestão de Telecom aqui:
Website: https://nsb.com.br/gestao-em-telecom/