Repensando o ciclo de vida das redes de pesca descartadas
Na última década, a Samsung trabalhou para reimaginar o design e o desenvolvimento de seus produtos para fazer mais com menos quando se trata dos recursos naturais do planeta. O mais novo passo da Samsung nesta missão foi a recente criação de uma tecnologia Galaxy que reaproveita uma das principais fontes mundiais de resíduos plásticos: as redes de pesca descartadas.
As redes de pesca descartadas representam sérias ameaças à vida marinha e aos ecossistemas naturais, muitas vezes terminando nos alimentos e nas fontes de água das pessoas. Devido à exposição prolongada à água do mar e aos raios UV, o material da rede de pesca é frágil, tornando-as difíceis de reciclar diretamente. Como solução, a Samsung criou um material que mantém a qualidade de seus smartphones, preservando a saúde dos oceanos do mundo.
Como funciona
A Samsung acredita que a colaboração é crucial para quebrar barreiras e criar inovações que tragam desempenho e sustentabilidade. Portanto, a empresa uniu forças com organizações que pensam como ela para desenvolver novos recursos e enfrentar o complexo desafio da poluição plástica dos oceanos.
A Samsung fez parceria pela primeira vez com a Royal DSM, uma empresa líder no ramo científico para recuperar redes de pesca de pescadores que as coletam ao longo das costas do Oceano Índico. Depois de coletá-las, a empresa separa, corta, limpa e faz a extrusão para desenvolver um material ecologicamente correto, que consiste no mínimo de 80% de poliamida reciclada, ou nylon.
A Samsung então colabora com a Hanwha Compound, uma empresa de composição de polímeros para otimizar o desempenho do material para atender aos padrões de alta qualidade da empresa para a tecnologia de smartphones. O material é transformado em resinas de poliamida de alto desempenho que são construídas com no mínimo 20% de redes de pesca reaproveitadas.
Agora pronta para uso em tecnologia móvel, a Samsung incorporou essas resinas de poliamida recicladas nos principais componentes do suporte das teclas da série Galaxy S22 e na tampa interna da S Pen.
O que isso significa para o futuro da Samsung
Este é apenas o começo. A Samsung está empenhada em evoluir e expandir o uso de plásticos oceânicos em todos os seus produtos. Até o final de 2022, o uso da Samsung de material reciclado no oceano pode impedir que mais de 50 toneladas de redes de pesca descartadas1 entrem nos oceanos do mundo.
A linha Galaxy S22 5G marca mais um passo na jornada de sustentabilidade da Samsung sob o Galaxy for the Planet, que visa liberar a escala, a inovação e o espírito de colaboração aberta da empresa para oferecer ações climáticas tangíveis em todo o MX Business e permitir que os usuários do Galaxy adotem estilos de vida mais sustentáveis. Isso inclui aumentar o uso de materiais reciclados, reduzir a energia em modo de espera (stand by), eliminar o plástico descartável das embalagens e desviar todos os resíduos dos aterros sanitários até 2025.