Hoje, basicamente, existem três tipos de dados. O primeiro deles são os dados do negócio gerados por processos corporativos e que geralmente são armazenados em repositórios estruturados como os bancos de dados. O segundo tipo, dados humanos, são produzidos pelas pessoas ao se comunicarem e compartilharem informações com amigos e familiares. Este tipo de dados explodiu primeiro com a internet e, em seguida, com a evolução tecnológica dos dispositivos móveis, que facilitaram a comunicação e compartilhamento de informações, inclusive entre aquelas pessoas que não podem ou sabem ler ou escrever. Estes dados estão sendo chamados na indústria como Social Internet, com o objetivo de diferenciá-los do terceiro tipo de dados: os gerados a partir da comunicação entre máquinas.
Na Hitachi estamos nos referindo a este terceiro tipo como machine driven data, enquanto outras empresas como a GE e Wikibon estão utilizando o termo Industrial Internet. A Cisco, por sua vez, está cunhando o termo como a Internet of Things ou Internet of Everything.
Independente da nomenclatura adotada, todos concordam que essa nova fase influenciará diretamente a Inovação Social. O Big Data de hoje está focado, principalmente, em enriquecer e prover informações relevantes sobre o mercado, clientes e stakeholders, a partir de uma análise integral dos dados do negócio e dos extraídos do Social Internet, com o proposito de melhorar as estratégias de vendas das empresas. Já o Big Data do amanhã (Big Data of Tomorrow) terá um impacto ainda mais profundo na sociedade como um todo ao descobrirmos e decifrarmos todas as informações que estão sendo produzidas pelos dados gerados pelas máquinas (machine driven data). Isto, com certeza, afetará todos os aspectos da sociedade: saúde, energia, transporte, segurança, incluindo nossa capacidade de fornecer alimentos para uma população mundial em franco crescimento.
Máquinas e sensores em nossas casas, sistemas de transporte, equipamentos, dispositivos pessoais, sistemas agrícolas, e até mesmo nossos corpos, em breve, irão gerar e compartilhar informações com outras máquinas.
A dimensão do investimento e do valor do Big Data e da Industrial Internet foi pesquisada pela Wikibon. O estudo estima que os investimentos em Industrial Internet aumentarão de US$ 20 bilhões em 2012 para cerca de US$ 514 bilhões em 2020. O valor gerado deverá crescer de US$ 23 bilhões em 2012 para cerca de US$ 1.279 trilhão em 2020, e o valor líquido acumulado deverá ultrapassar US$1.7 trilhão em 2020. Segundo o estudo, estes valores serão gerados por meio do aumento da eficiência dos equipamentos industriais, manutenção a longo prazo e gerenciamento destas máquinas.
Para conseguir gerir o Big Data of Tomorrow, necessitaremos conhecimento especializado em muitas áreas de TI e estatística, por exemplo, e mais investimentos em P&D. A Hitachi conta com muita experiência em vários segmentos, incluindo tecnologia da informação, e como parte da estratégia para a Inovação Social leva vários anos focada nos desafios do Big Data of Tomorrow . Um exemplo recente é o serviço de manutenção que está sendo desenvolvido para os sistemas de trem que foram instalados pela Hitachi para as Olimpíadas de Londres. Um sistema de trens metropolitanos requer constante inspeção e qualquer manutenção e interrupções podem ser muito dispendiosas, quando não catastróficas. Este sistema inclui vários sensores embutidos em todo o trem, incluindo as rodas, que são monitorados em tempo real para garantir maior eficiência, reduzir custos operacionais e segurança tanto à operação quanto aos passageiros. O objetivo é prover manutenção como um serviço para infraestruturas de grande porte, como as de transporte. Este é um esforço conjunto entre diferentes divisões da Hitachi, incluindo o uso da solução convergente Unified Compute Plataform (UCP), que combina armazenamento, servidor, rede e gerenciamento de software em pacotes totalmente integrados, da Hitachi Data Systems.
Hu Yoshida é vice presidente e CTO da Hitachi Data Systems. Ele escreve semanalmente sobre tecnologia, melhores práticas, experiência do consumidor, tendências, inovação e sustentabilidade em seu blog corporativo: http://blogs.hds.com/hu/
Sobre a Hitachi Data Systems
A Hitachi Data Systems oferece tecnologias, serviços e soluções em informação que ajudam as empresas a melhorar custos e agilidade em TI e a inovar com informação, fazendo diferença no mundo. Nossos clientes podem contar com um atraente retorno sobre o investimento (ROI), além de um retorno sem igual sobre os ativos (ROA) e um impacto positivo demonstrável sobre os negócios. Com aproximadamente 6 mil funcionários no mundo todo, a Hitachi Data Systems faz negócios em mais de 100 países e regiões. Nossos produtos, serviços e soluções contam com a confiança de empresas líderes no mundo, incluindo mais de 70% da lista Fortune 100 e mais de 80% da lista Fortune Global 100. Visite nosso site: www.HDS.com.
Sobre a Hitachi Ltda
A Hitachi Ltda. (TSE: 6501), com matriz em Tóquio, no Japão, é líder em nível mundial no segmento de eletrônicos, com aproximadamente 326 mil funcionários no mundo todo. No ano fiscal de 2012 (finalizado em 31 de março de 2013), consolidou um faturamento total de 9.041 bilhões de ienes (US$ 96,1 bilhões). A Hitachi vem se concentrando mais que nunca nos Negócios de Inovação Social, o que inclui sistemas de infraestrutura, informação & telecomunicações, sistemas de energia, maquinário de construção, material & componentes altamente funcionais, sistemas automotivos e outros. Para mais informações sobre a Hitachi, por favor, visite o website da companhia: http://www.hitachi.com.
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