O lado verde da vida, fabricante de chips gráficos Nvidia anunciou a poucos instantes que devem começar a licenciar sua tecnologia de chips para terceiros como uma forma de abordar de forma mais eficiente a demanda crescente de sua tecnologia no mercado.
Em um comunicado publicado em seu blog corporativo , David Shannon, que faz parte ativa do conselho corporativo da empresa, disse que “não é prático para a construção de silício ou sistemas para lidarem com cada parte do mercado em expansão. A adoção de uma nova abordagem de negócios nos permitirá abordar o universo de dispositivos. “Ele disse que a Nvidia tinha autorizado um núcleo de GPU para a Sony para uso no Playstation 3, e também relatou que a Intel paga algo em torno de $ 250 milhões por ano em taxas de licenciamento como o resultado de uma liquidação de uma ação judicial em 2011.
Pelo menos parte disso pode ser atribuído a contratação da Nvidia de Bob Feldstein da rival Advanced Micro Devices. Feldstein fazia parte de um grupo de executivos da AMD, que migrou para ‘pastos mais verdes’ em 2012.
O trabalho de Feldstein na AMD foi de atestar o licenciamento para seus chips gráficos ATI, e que a tecnologia desembarcou no XBox 360 da Microsoft e no Wii da Nintendo, entre outros consoles.
“Este é o momento certo, e a Nvidia esta fazendo isso também”, disse o analista Patrick Moorhead de MoorInsights e Estratégia e ex-executivo da AMD – “Gráficos baseados no Kepler da Nvidia lhes dão melhor competitividade. Eu poderia muito bem ver um Apple e Samsung interessados em suas patentes gráficas. “Ele também vê a tecnologia Nvidia sendo usado em TVs inteligentes, que até agora não foram de muita prioridade para a empresa.
Uma empresa susceptível de ser ferida pelo movimento, segundo ele, é Imagination Technologies, que fornece a maioria dos gráficos licenciáveis para smartphones.
Fonte: AllThings 3D