Funcionalidade chegará em breve inicialmente na linha Galaxy Watch6 com a atualização One UI 5 Watch e permitirá enviar alertas sobre mudanças no ritmo de batimentos cardíacos
O recurso Notificação de Frequência Cardíaca Irregular1 acaba de receber aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e será disponibilizado em breve no aplicativo Samsung Health Monitor através da atualização One UI 5 Watch. A função permite aos smartwatches Galaxy enviar notificações caso os batimentos cardíacos estejam altos ou baixos demais, ajudando as pessoas em uma rotina mais saudável e estimulando hábitos que podem melhorar a qualidade de vida.
“A linha Galaxy Watch está em constante evolução para acompanhar a rotina das pessoas e ajudá-las a transformar suas vidas através de hábitos mais saudáveis. O novo recurso ‘Notificação de Frequência Cardíaca Irregular’ chega como mais um complemento na busca da Samsung para tornar a tecnologia uma poderosa aliada no dia a dia das pessoas. Usando nossos relógios, elas têm a possibilidade de monitorar os sinais vitais, incluindo pressão arterial e batimentos cardíacos, melhorando a saúde e o bem-estar constantemente”, explica Bruno Freitas, gerente sênior de Wearables de Mobile Experience da Samsung Brasil.
O recurso Notificação de Frequência Cardíaca Irregular (IHRN – Irregular Heart Rhythm Notification, na sigla em inglês) funciona em conjunto com as opções de Monitoramento de Pressão Arterial2 e Eletrocardiograma (ECG)3, examinando os batimentos cardíacos que sugiram Fibrilação Atrial (AFib), diretamente do Galaxy Watch6 no seu pulso. O recurso funciona em segundo plano, o que significa que não é necessário acessar manualmente a função, já que ela operará durante o uso do relógio.
Como o próprio nome sugere, o IHRN envia uma notificação se identificar que os batimentos cardíacos estão acima ou abaixo dos BPMs (Batimentos Por Minuto) pré-configurados no aplicativo Samsung Health Monitor. A partir dessa análise, o relógio pode, então, indicar a presença de Fibrilação Atrial, um tipo comum de arritmia que, dependendo do diagnóstico, pode ser temporária ou definitiva.
Por isso a importância de um recurso como esse nos smartwatches da linha Galaxy Watch6: qualquer anomalia no ritmo de batimentos cardíacos pode levar a quadros cardiovasculares mais sérios, como insuficiência cardíaca ou acidente vascular cerebral (AVC). Importante destacar que o recurso Notificação de Frequência Cardíaca Irregular não detecta ataques cardíacos. Ao receber um alerta no seu relógio, a recomendação é entrar em contato com o médico para que ele avalie melhor a situação.
Em breve, a atualização One UI 5 Watch com o recurso Notificação de Frequência Cardíaca Irregular estará disponível em todos os Galaxy Watch equipados com o sensor BioActive, começando pelos recém-lançados Galaxy Watch6 e Galaxy Watch6 Classic. Outros modelos do relógio receberão a atualização posteriormente.