YOKOHAMA, Japão – A Nissan Motor Co., Ltd. apresentou neste ano o Seminário de Sustentabilidade 2023, com foco em dois temas-chave: Economia Circular e Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). Especialistas do setor participaram de painéis de discussão cobrindo tendências e temas-chave.
Orientada por seu propósito corporativo de “impulsionar a inovação para enriquecer a vida das pessoas”, a Nissan coloca a sustentabilidade no centro de seu negócio, com a meta de atingir a neutralidade de carbono em todas as suas operações e no ciclo de vida útil de seus produtos até 2050.
“Vivemos em um mundo que exige ações transformadoras imediatas para nos levar a uma sociedade mais sustentável”, afirma o Chief Sustainability Officer da Nissan, Joji Tagawa. “Para enfrentar esta crise premente, todos nós devemos contribuir para a solução. Nosso Seminário de Sustentabilidade 2023 é uma oportunidade para que especialistas líderes do setor compartilhem conhecimentos e experiências, contribuindo para nossa compreensão sobre o que podemos fazer hoje e como podemos planejar um futuro mais sustentável.”
Para maximizar o valor proporcionado aos clientes e a sociedade, a Nissan adotou o conceito de economia circular, além de desenvolver sistemas para um uso eficiente e sustentável dos recursos em todo o ciclo de vida. A Nissan utiliza materiais reciclados e reutiliza os veículos ao final da vida útil, com esforços para fazer um uso eficaz dos recursos por meio do planejamento desde as fases de projeto, compras e produção. Além disso, a empresa utiliza um sistema de reciclagem em ciclo fechado para produzir determinados componentes para seus veículos. Este sistema ajuda a reduzir as emissões de CO2, promove o uso de materiais que não dependem de novos recursos minerais e reduz os resíduos das fábricas.
Além disso, a Nissan considera que a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) tem um papel-chave no crescimento sustentável da empresa. Por meio de treinamentos e seminários sobre temas como LGBTQ+, viés inconsciente e diversidade na liderança, a Nissan pretende criar uma mentalidade de diversidade e um local de trabalho mais inclusivo. Empregando pessoas de mais de 100 nacionalidades, a empresa pretende ampliar iniciativas como os grupos de colaboradores voluntários, na medida em que avança com suas ações de DEI.
A Nissan também anunciou ter aderido globalmente aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) da ONU. Isso demonstra o compromisso da montadora japonesa com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
No final de julho, a Nissan publicou seu primeiro Relatório ESG, que descreve as prioridades, políticas e resultados da empresa nas áreas críticas de meio ambiente, sociedade e de governança corporativa. A Nissan pretende publicar seu primeiro relatório integrado no final de março de 2024. Por meio destas publicações, a marca continua divulgando suas políticas e performance na área de ESG de maneira transparente e em tempo oportuno.
Panelistas do Seminário Nissan sobre Sustentabilidade 2023:
Sessão sobre economia circular
- Keisuke Hanyuda, Diretor Geral, CEO da Owls Consulting Group, Inc.
- Pia Heidenmark Cook, Consultora Sênior, Teneo
- Robert Metzke, Diretor de Inovação e Estratégia de Pessoal, Head de Sustentabilidade, Royal Philips
- Takako Sato, Especialista em Economia Circular, Divisão de Estratégia ESG, Ricoh Co., Ltd.
- Joji Tagawa, CSO, Nissan Motor Co., Ltd.
- Mika Yakushi, Diretor Representante e Fundador, ReBit
- Sarah Liu, Fundadora e Diretora Geral da TDC Global
- Hayden Majajas, Head Global de Diversidade, Equidade e Inclusão, Takeda Pharmaceutical Co., Ltd.
- Michelle Baron, Vice-Presidente Corporativa, Gestão Global de RH, Diversidade, Equidade e Inclusão, Nissan Motor Co., Ltd.