MARRAKESH, Marrocos – A equipe Nissan e.dams partiu para a briga em uma disputa bastante acirrada no E-Prix de Marrakesh, dando o máximo para apresentar regularidade durante toda a rodada e tendo quase conseguido passar para os duelos classificatórios.
A Fórmula E utilizou uma programação diferente para que os pilotos não tivessem que correr nas horas mais quentes do dia. Na sexta-feira à noite, Sébastien Buemi e Maximilian Günther experimentaram a pista do Circuito Internacional Moulay El Hassan pela primeira vez em mais de dois anos.
Buemi registrou o sexto tempo mais rápido na segunda sessão de treinos livres na manhã do sábado e os dois pilotos seguiram para as qualificações do Grupo A. Em um treino classificatório extremamente acirrado, em que primeiro e último lugares registraram uma diferença de pouco mais de meio segundo, a dupla de pilotos não conseguiu passar para a sessão de duelos.
Buemi largou uma posição atrás de Günther, na nona fileira do grid. O alemão avançou nas primeiras voltas e Buemi lutou para subir para o 14º lugar, mas perdeu posições e terminou em 16º. Günther continuou avançando e ultrapassando seus rivais, mas um contato com outro piloto durante uma ultrapassagem danificou seu carro, fazendo com que ele abandonasse a prova.
“No geral, nosso ritmo não foi o melhor que já tivemos nesta temporada, mas isso já era esperado”, disse Tommaso Volpe, gerente geral da Nissan Fórmula E e diretor geral da Equipe Nissan de Fórmula E. “As qualificações foram bem apertadas – acabamos ficando de fora dos Duelos e o Séb também teve uma penalidade de três posições. Não é nada fácil largar lá do fundo, mas os dois pilotos estavam satisfeitos com o ritmo do carro e conseguimos manter a temperatura da bateria baixa, o que é difícil nestas condições. Sabíamos que seria difícil devido ao tipo de pista e as características do nosso carro. Infelizmente, não houve períodos de Full Course Yellow ou atuações do Carro de Segurança para que pudéssemos aproveitar e isso limitou nosso potencial”.
A Nissan e.dams volta à ação nos dias 16 e 17 de julho, na rodada dupla da Fórmula E de Nova Iorque.
A Nissan está competindo neste campeonato mundial 100% elétrico para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Comentários dos pilotos
Sébastien Buemi
“Sabíamos que este circuito seria difícil para nós, mas estou satisfeito com minha performance. As qualificações foram bem apertadas para todas as equipes e perdemos os duelos por apenas um décimo – teria sido incrível se tivéssemos conseguido. É claro que este não é o resultado que queríamos, mas aprendemos muito sobre nosso carro e vamos levar isso para Nova Iorque. Fomos fortes lá na temporada passada, por isso nossa meta é fazer o mesmo daqui a duas semanas”.
Maximilian Günther
“Teve muita ação no começo da corrida. Ganhei uma posição e conseguimos ir bem a partir de então, fazendo algumas ultrapassagens e usando o Modo Ataque logo no início. Fizemos uma boa corrida, mas meu carro foi danificado em um incidente e a asa dianteira se desprendeu completamente. É uma pena, mas o lado positivo é que tivemos um forte ritmo em uma pista que não é a melhor para nós. Hoje não era o nosso dia e as condições não nos favoreceram, mas vamos seguir em frente aproveitar a próxima oportunidade em Nova Iorque”.