AMÉRICA DO SUL – A Nissan América do Sul aderiu hoje, por meio do evento virtual “Avanços e Compromissos 2021. Reconhecimento das Empresas WEPs“, aos “Princípios de Empoderamento das Mulheres” (em inglês, Women Empowerment Principles, WEPs), promovido pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global das Nações Unidas.
A Nissan se torna a primeira marca automotiva a aderir ao “Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios” em âmbito regional, com o objetivo de continuar desenvolvendo e implementando medidas que promovam a integração e promoção da igualdade de gênero no trabalho, no mercado e na comunidade.
Guy Rodríguez, presidente e diretor geral da Nissan América do Sul, representou a fabricante japonesa de automóveis no evento e realizou a assinatura simbólica da adesão ao programa junto com as mais de 31 novas empresas, que se somam às mais de 3.770 signatárias em todo o mundo.
“Ficamos emocionados por aderir aos “Princípios de Empoderamento das Mulheres” da ONU Mulheres e ao Pacto Global das Nações Unidas para promovermos um ambiente ainda mais diverso e inclusivo, por meio do qual todos os colaboradores se sintam valorizados e respeitados, como base de um desenvolvimento organizacional equitativo“, comentou o executivo.
Recentemente, a Nissan definiu uma missão global comum de Diversidade e Inclusão como parte de sua estratégia corporativa, como pilar fundamental para o desenvolvimento de suas operações.
“Onde existe diversidade e inclusão, existe o intercâmbio de opiniões, respeito e desenvolvimento profissional, além da competitividade e crescimento do negócio. Na Nissan, buscamos gerar um sentimento de pertencimento corporativo que se traduz nesse ‘motor pessoal’ que cria produtos e serviços automotivos que enriquecem a vida das pessoas”, comentou Alejandra Fehrmann, diretora de Comunicação Corporativa para a Nissan América do Sul.
Durante o evento, Verónica Baracat, coordenadora do “Programa Ganha-Ganha” na Argentina, compartilhou boas práticas relacionadas a questões de gênero das empresas aderentes aos WEPs e apresentou os resultados do relatório de Boas Práticas de Empresas WEPs no país em 2020. “Atualmente, na Argentina, contamos com mais de 200 empresas signatárias, das quais 50% apresentou seu plano de ação de igualdade de gênero”.
Sobre o “Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios”
O programa conjunto da ONU Mulheres e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) é financiado pelo Instrumento de Associação da União Europeia para promover a igualdade de gênero por meio do setor privado, aumentar o empoderamento econômico e a liderança das mulheres, como base para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo. Este programa é implementado na Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica e Uruguai.
Criados em 2010, os “Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs)” proporcionam uma visão de gênero, por meio da qual as empresas podem analisar e adaptar suas políticas e práticas para avançar no empoderamento das mulheres. Os sete princípios dos WEPs que fazem parte do Programa Ganha-Ganha são:
1. Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não-discriminação.
3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras.
4. Promover educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de suprimentos e de marketing que empoderem as mulheres.
6. Promover a igualdade através de iniciativas e defesa comunitária.
7. Medir e publicar os progressos da empresa para alcançar a igualdade de gênero.
Para mais informações sobre os WEPs e o programa Ganha-Ganha visite: Empresas – ONU Mulheres e Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios – ONU Mulheres