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Mulheres brasileiras da Nissan cada vez mais internacionais

por admin

  • Executivas brasileiras da marca japonesa conquistam espaço em vários países pelo mundo

RIO DE JANEIRO – O Dia Internacional das Mulheres é celebrado pelo mundo todo e, por isso, naturalmente, ganha em cada país ou continente características socioculturais e idiomas próprios. Executivas brasileiras da Nissan, porém, têm enriquecido cada vez mais a diversidade interna da empresa levando muito profissionalismo e, ainda, a cultura e as qualidades brasileiras – e o sotaque também! – para os mais variados países, como Estados Unidos e Japão.

Elas contribuem e fazem parte da construção coletiva na Nissan para avançar cada vez mais em direção ao empoderamento das mulheres. Um passo importante foi dado pela empresa em 2021, quando a Nissan América do Sul assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEP’s) da ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas. A adesão aos WEPs em nível regional gerou a elaboração e validação de um plano com a ONU. Na mesma linha, a Nissan foi a primeira montadora a aderir no âmbito do programa “Ganha-Ganha” para o Brasil, a Argentina, o Chile e o Peru, com o objetivo de continuar desenvolvendo medidas de integração e promoção da igualdade de gênero no trabalho.

A Nissan foi a primeira montadora a aderir regionalmente no âmbito do programa. E, especificamente em cada país, a empresa também vem construindo parcerias com importantes entidades locais e reforçando suas atividades internas com foco na igualdade de gênero.

Se solidifica e reforça cada vez mais a presença das mulheres nas operações da empresa no país, o justo espaço obtido pelas funcionárias também acentua suas qualidades dentro da organização global. Assim, elas passam a ser ainda mais reconhecidas e a reforçar as equipes internacionais da Nissan.

A executiva Marisa Peres, por exemplo, que era Diretora de Compliance da Nissan América do Sul, assumiu recentemente a posição de Diretora de Compliance para as Américas, indo comandar a área em todo o continente diretamente dos Estados Unidos. Nessa trajetória internacional, Marisa reforça o apoio familiar e, exatamente para garantir esse suporte, a importância da Nissan ter tratamento igualitário entre os gêneros, inclusive para as famílias, nessa experiência fora do país de origem.

“Um grande diferencial em uma carreira internacional é o suporte da família, porque, até pouco tempo atrás, a ideia de uma pessoa ser expatriada sempre estava vinculada ao homem. Da mulher, se esperava que fosse acompanhar e cuidar da casa. Então, é fundamental o apoio do, e para, o companheiro ou a companheira, que também terá sua vida impactada. E isso só funciona se a empresa compreende e dá suporte com igualdade para a família das mulheres. Estamos exportando talentos no Brasil e na América do Sul e a empresa está dando todo o suporte”, afirma Marisa.

Marisa vai agora trabalhar da sede da Nissan Américas, mas não estará sozinha. Ana Paula Serra já se destaca por lá desde 2019 como Diretora de Governança e Sustentabilidade também para as Américas, após ter passado por diferentes áreas da Nissan nos Estados Unidos e no Brasil.

Do outro lado do Oceano Atlântico, mais precisamente na França, Cristiane Cola assumiu agora em fevereiro a função de responsável de Gerenciamento de Risco e Treinamento na equipe de global de Compliance da Nissan. A experiência europeia de Cristiane começou exatamente no início da pandemia, em abril de 2020, quando foi convidada a assumir como adjunta a área de Compliance da Nissan para a Europa, África, Oriente Médio, Índia e Oceania.

“Um diferencial que percebo na minha experiência fora do Brasil, é que as mulheres têm sensibilidade cultural e capacidade de adaptação rápida a mudanças que ocorrem em projetos ou na organização. Outro aspecto que vivenciei é a resiliência em situações de crise. Muitas vezes conseguimos superar as dificuldades com mais tranquilidade, buscando soluções imediatas para contornar as questões que surgem”, comenta Cristiane.

“Nestes quase 10 anos que trabalho na Nissan, posso dizer que existem diversas oportunidades de crescimento no Brasil, na América do Sul e em outras regiões, independentemente do gênero. O que sempre digo para as mulheres com as quais converso sobre carreira e desafios é que temos que buscar dentro da empresa estas oportunidades para nosso crescimento profissional e demonstrar que temos esta intenção e disponibilidade para mobilidade. O início dessa jornada tem muitos desafios e dificuldades, mas a mulher brasileira tem uma capacidade incrível de se adaptar a diversas culturas e formas de comunicação, somos empáticas com os outros e isso e um diferencial muito valorizado”, complementa ela.

Com uma carreira internacional que já a fez passar por diferentes áreas na Nissan, Andrea Maia está desde 2017 na sede mundial da empresa, no Japão, e segue evoluindo usando o que considera alguns dos diferencias. Tanto que, em 2021, assumiu a responsabilidade pela área global de Digital Retail, responsável pela experiência do cliente no varejo e desenvolvimento dos padrões e processos “online to physical” (O2P) com foco na melhor experiência dos clientes da Nissan.

“Os maiores diferenciais são, sem dúvida, a flexibilidade e a criatividade para criar soluções e alternativas para superar barreiras e atingir objetivos. Além disso, a energia positiva que trazemos em nossa maneira de enfrentar a vida e a resiliência também são outros diferenciais”, conta Andrea.
A executiva usa esses diferenciais exatamente em um universo em grande transformação e cada vez mais importante para as empresas e a própria sociedade, o digital. Tanto que até o tema indicado pela ONU para o Dia Internacional das Mulheres em 2023 tem ligação com essa nova realidade: “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”.

W-Power: uma rede de mulheres para a ação

Aqui no Brasil, e na América do Sul – região que o país faz parte dentro da organização da Nissan –, as mulheres também seguem evoluindo com o apoio cada vez maior do grupo de afinidade W-Power (Women Power), formado por mais de 80 colaboradoras e colaboradores voluntários (ERG) que trabalham pela igualdade de gênero na Nissan em toda a região. A iniciativa coloca a sororidade no ambiente de trabalho em primeiro lugar, com o forte compromisso de compartilhar experiências, desenvolver capacitações e ações que promovam a geração de mais consciência, evitando preconceitos dentro da organização.

Dentre elas estão iniciativas como a revisão de salários e benefícios para garantir a remuneração igualitária entre gêneros, implementação de plano de sucessão com foco em mulheres e programas de mentoria e aceleração de carreiras para colaboradoras hispânicas e latinas. Também se destacam projetos de criação de salas exclusivas para funcionárias lactantes em todas as unidades da Nissan no país e iniciativas como o “Café com Elas”, encontros periódicos para escutar as necessidades das operadoras. Um ambiente “seguro” onde elas podem compartilhar suas visões sobre como a empresa pode seguir avançando no tema.  

A Nissan América do Sul conta ainda com outros três grupos de voluntários ou ERGs, que no total já somam mais de 170 pessoas e colaboram em suas áreas de afinidade:

  • Racial Equity, de equidade racial.
  • Especial Way, de igualdade para pessoas com deficiência.
  • True Colors, com foco na diversidade sexual e identidade de gênero.

Fonte: https://brazil.nissannews.com/

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