A Microsoft fechou um investimento de US$ 15 milhões no aplicativo de geolocalização Foursquare, e com isso assumir uma participação na empresa. O aporte de capital foi anunciado nesta terça-feira (4).
O Foursquare possui mais de 45 milhões de usuários que, por meio do “check in”, sinalizam sua localização a outros amigos. Dependendo do estabelecimento onde fazem isso, podem conseguir descontos e até receber dicas de locais aonde ir.
A quantia investida será adicionada à rodada de US$ 35 milhões aportado no Foursquare em dezembro, o que elevou o valor de mercado do aplicativo para US$ 650 milhões. Com o investimento, a Microsoft se torna a maior fonte de receita do Foursquare.
Além de adquirir cotas do aplicativo, a Microsoft assinou um contrato para licenciar os dados captados pelo aplicativo a fim de usá-los em seu sistema operacional voltado para dispositivos móveis e apps, como o Bing.
“Em um futuro próximo, quando você usar um dispositivo da Microsoft que rode os sistemas operacionais Windows ou Windows Phone e produtos, como o Bing, os lugares serão aprimorados pelo Foursquare para prover uma experiência consciente e as melhores recomendações de qualquer serviço no mundo”, escreveu o Foursquare em seu blog.
Desde seu lançamento, o Foursquare coletou dados de mais de 60 milhões de restaurantes, lojas e outros locais em que os usuários fazem “check in”. Já foram mais de 5 bilhões de “check in”.
A Microsoft já havia apostado em redes sociais antes. Em 2007, participou de uma rodada de investimento no Facebook, que conferiu ao site à época com três anos um valor de mercado de US$ 15 bilhões.
Nesta terça-feira (4), a Microsofto anunciou seu novo presidente-executivo, o indiano Satya Nadella, que até então liderava a área de computação em nuvem da empresa.
Agenciado G1-por colaboração