Home Noticias Microsoft encerra suporte do Windows XP em abril e deixa usuários sem saída

Microsoft encerra suporte do Windows XP em abril e deixa usuários sem saída

por Agência Canal Veiculação

A Microsoft (MS) está irredutível.

Quem se apegou demais ao Windows XP e ainda não largou mão do sistema operacional (SO) lançado há 13 anos vai ficar órfão daqui a exatos 41 dias. Isso porque a empresa decidiu de uma vez por todas abandonar seu filho mais pródigo e vai acabar com todo o suporte ao XP nessa data.

Sem muitas alternativas, o usuário deverá escolher entre ignorar o aviso da MS e continuar usando o SO, mais vulnerável a ataques sem o suporte, ou então meter a mão no bolso e investir em outro software ou em um computador mais moderno. Porém, decidir entre falta de segurança ou adicionar um gasto compulsório ao orçamento mensal não soa como benefício algum ao consumidor.

Para Maria Lúcia Scarpelli, coordenadora do Procon BH, a atitude da Microsoft é turva e soa como uma tentativa de forçar as pessoas a consumir outros produtos da empresa, como o Windows 7 e o Windows 8. De posse do Código de Defesa do Consumidor, ela explica que, por falhas na lei, quem se sentir lesado pela falta de suporte e segurança dificilmente conseguirá ganhar um processo. “A lei é muito evasiva e dá margem a muitas interpretações. O código diz que, se um produto sai de linha, a empresa deve manter peças de reposição por tempo razoável, mas não explicita a duração”, comenta.

Outro agravante é que ainda há adesão ao XP, mesmo depois de tanto tempo de seu lançamento. Pesquisa feita pela consultoria Net Applications confirmou que a porcentagem de usuários cujos PCs rodam com o XP passou de 28,98% em dezembro do ano passado para 29,23% em janeiro de 2014. Ou seja, mal a pessoa adquiriu um novo software, não terá a segurança necessária para mantê-lo funcionando.

Larissa Reis, de 24 anos, jornalista, ainda utiliza o XP em seu pequeno netbook, mas já decidiu adquirir um tablet ou um computador melhor. “Não pretendo gastar mais do que R$ 2 mil, de jeito nenhum. Digo isso principalmente por causa do risco. Carrego o netbook comigo, então, se eu for assaltada, tem que doer menos no bolso”, comenta.

proconBH-contra-Microsoft

Para Maria Lúcia Scarpelli, coordenadora do Procon BH, a atitude da MS é turva e soa como tentativa de forçar o usuário a consumir outros produtos da empresa

SEMPRE EM RISCO

A BitDefender, empresa criadora de softwares de proteção, divulgou que oferecerá suporte gratuito aos usuários de XP até 2016, mesmo sem o apoio da MS. O mesmo vale para quem tiver qualquer antivírus rodando no computador: eles continuarão fazendo o seu papel normalmente. Porém, Fábio Gaspar, gerente de produto do Windows da MS Brasil, ressalta: sem as atualizações da MS, o XP ficará vulnerável mesmo com softwares de proteção.

“Explicando de maneira simples, os antivírus protegem apenas a parte superior do sistema, mas a base e o código ficam abertos a ataques sem as devidas correções feitas pela própria MS. Além disso, algumas ameaças podem infectar o computador antes mesmo de os antivírus inicializarem”, alerta. Para tentar diminuir os riscos aos computadores com XP, a MS adiou para julho de 2015 o fim do suporte a programas de proteção, como o Microsoft Security Essentials, System Center Endpoint Protection, Forefront Client Security, Forefront Endpoint Protection e Windows Intune.

Veiculação colaborativa Agenciada OverBR – UIA Tecnologias

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações