No Brasil, desde julho, a plataforma permite que organizações movam grandes volumes de dados para a plataforma de nuvem Microsoft Azure
A partir de julho, a Microsoft disponibiliza no Brasil o Azure Data Box, um dispositivo que permite que organizações movam dados para a plataforma de nuvem Microsoft Azure de maneira segura, rápida e econômica. O dispositivo utiliza criptografia e permite o envio de grandes quantidades de dados para a nuvem com segurança. O serviço pode ser utilizado mediante uma taxa fixa.
O Azure Data Box usa ferramentas de cópia comuns para mover grandes quantidades de dados quando há limitação de tempo, de disponibilidade da rede ou de custos. Os produtos disponíveis são: o Data Box, um dispositivo robusto, com capacidade para 100 TB, que usa protocolos NAS padrão e ferramentas de cópia comuns, além de apresentar criptografia AES de 256 bits para trânsito mais seguro. O Data Box Disk, um SSD de 8 TB com interface USB/SATA e criptografia de 128 bits feito para ser personalizado de acordo com as necessidades, já que está disponível em pacotes de até cinco para um total de 40 TB.
Após o upload, os dispositivos são limpos de acordo com os padrões da Publicação Especial do NIST 800-88, revisão 1. Além do Brasil, o serviço está disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, Europa Ocidental, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Índia, África do Sul e Austrália.
“O Azure Data Box é um produto robusto, resistente à violação e danos externos, como quedas e explosões, e certamente ajudará as organizações a superarem as barreiras de transferência de dados que dificultam a adoção da nuvem e retardam a inovação”, afirma Rodolpho Ugolini, gerente de Marketing Azure na Microsoft.
Antes, os usuários do Azure importavam dados para a nuvem enviando discos rígidos para seus data centers. Agora, com o dispositivo, é possível utilizar o modelo “Self Managed Shipping”, utilizando um dispositivo robusto e que apresenta um display “e-ink” que funciona como etiqueta de remessa. Através do portal Azure o próprio cliente solicita e então retira o dispositivo em um endereço indicado. Os dados podem então ser rapidamente transferidos através da rede local usando protocolos padrão como SMB e CIFS. Após a carga, o dispositivo deve ser devolvido para a Microsoft no endereço designado, para que os dados sejam transferidos para a conta de armazenamento do cliente, automaticamente.
A disponibilização do Azure Data Box está conectada aos esforços do plano Microsoft Mais Brasil em oferecer serviços de infraestrutura e nuvem híbrida às empresas para contribuir com o seu crescimento e acelerar a inovação digital por meio da expansão da infraestrutura de nuvem no País. O produto vem para reforçar a oferta de serviços de Azure no Brasil, em conjunto com a região já existente desde 2014 no país e a Brazil Southeast Region, anunciada no ano passado. Lançado em outubro de 2020, o plano é uma iniciativa abrangente com foco em três frentes de atuação: habilitação da economia digital por meio da tecnologia; educação, capacitação profissional e empreendedorismo; e crescimento sustentável e impacto social.
Saiba mais em https://azure.microsoft.com/pt-br/services/databox/
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2019, a empresa investiu mais de R$ 48 milhões levando tecnologia gratuitamente para 2.038 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.100 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 200 milhões em créditos de nuvem.