A primeira edição da ação contou com um evento de premiação nesta quarta-feira (11) no escritório da Microsoft Brasil. Com o tema “pessoas invisíveis”, equipe vencedora abordou a solidão no cotidiano
A Microsoft anunciou hoje os vencedores de uma Game Jam inédita realizada 100% por meio da plataforma de colaboração Teams. A competição batizada de Xbox/Teams Game Jam contou com cinco equipes que desenvolveram jogos ao longo de 48 horas de um fim de semana de fevereiro. O tema central era “Pessoas Invisíveis”, buscando estabelecer uma relação com o tópico de Diversidade e Inclusão.
Como resultado, o jogo vencedor foi Clair & Lune, que teve como tema central a solidão no cotidiano. No game, a personagem vive um conflito interno em relação a aceitar seu próprio estilo e personalidade, lutando para que essas preocupações não ocupem todos os seus pensamentos e a prejudiquem no dia a dia de trabalho.
Como recompensa, a equipe vencedora terá acesso à mentoria com Esteban Lora, gerente de parcerias na Microsoft Studios e um dos responsáveis pelo programa ID@Xbox, dividida em duas sessões por meio do Microsoft Teams e uma presencial durante a Brasil Game Show (BGS) 2020. Além disso, os participantes farão uma visita ao Centro de Tecnologia da Microsoft (MTC, na sigla em inglês), em São Paulo.
O anúncio dos vencedores foi feito durante Happy Hour realizado na sede da Microsoft, reunindo os 25 participantes da Game Jam. Todos puderam testar os jogos em primeira mão e assistir à premiação, definida por uma banca de jurados composta por especialistas da indústria.
“Durante a Xbox/Teams Game Jam, vimos que o Microsoft Teams foi um diferencial para a competição on-line. Por meio da plataforma colaborativa, os participantes das equipes trocaram os arquivos necessários em tempo real e se beneficiaram dos recursos de comunicação para viabilizar os projetos”, afirma Mariana Hatsumura, diretora de ambiente de trabalho moderno da Microsoft Brasil.
“Na Microsoft, enxergamos os games como uma plataforma de inclusão, pela qual podemos viver diferentes histórias e entender as diferentes necessidades de cada pessoa. Com a Game Jam, conseguimos levar essa visão aos times participantes, que apresentaram projetos criativos dentro dessa temática. É muito legal ver o talento e a criatividade voltados à produção de jogos nacionais”, disse Bruno Motta, gerente na Xbox Brasil.
Submetidos à avaliação no dia 16 de fevereiro, os jogos foram julgados a partir dos seguintes critérios:
I. Aderência ao tema
II. Criatividade
III. Diversão
IV. Inovação
V. Qualidade Gráfica
VI. Qualidade de Áudio
Para chegar à decisão anunciada, os títulos foram avaliados pelos profissionais Bruno Motta, gerente da Xbox Brasil; Tiani Pixel, programadora e artista no Studio Pixel Punk; Bruno Izidro, jornalista especializado em games no portal UOL Start; André Kishimoto, desenvolvedor de jogos na Kishimoto Studios e professor de Jogos Digitais na Universidade Presbiteriana Mackenzie; e Tiago Adamo, compositor, áudio designer e criador da Game Audio Academy.
Jogos desenvolvidos
Vencedor: Equipe 4 – Claire & Lune
Responsáveis: Giulia Souza, Igor Silva, Mariana Pimenta, MF Piassa e Pedro Falcão
Equipe 1 – Sweetshop
Responsáveis: Stella Retamal, Anderson de Lima, Fernanda da Silva, Cristiane Santana, Thaís Lara
Equipe 2 – Ninja.exe
Responsáveis: Vitor Silva, Victor Coelho, Stella Lage, Daniel Moreira, Viktor de Souza
Equipe 3 – Catar-se
Responsáveis: Isabella Rodolfo, Matheus Caetano, André de Oliveira, Williams Rodrigues, Shayenne Leão.
Equipe 5 – Invisible People
Responsáveis: Ivan Filho, Elvis de Medeiros, Juno Cecil, Bruno Mendonça, Danilo Coelho