IFarmNet, desenvolvido com recursos de acessibilidade para deficientes visuais, propõe atividades lúdicas na gestão de uma fazenda em comunidade de agricultores
A Samsung apresenta mais uma equipe selecionada para a fase final do programa Maratona UNICEF Samsung. O jogo IFarmNet foi desenvolvido por um grupo de alunos do Rio de Janeiro e engloba economia solidária, gestão de uma pequena propriedade rural, alimentação e saúde, além de inserir conteúdos de ciências da natureza voltados para estudantes do Ensino Médio.
O aplicativo foi desenvolvido com suporte para deficientes visuais e auditivos e pode ser baixado em smartphones com qualquer sistema operacional, tanto na Play Store como na App Store. Ao iniciar o jogo, o usuário pode assistir a um tutorial com explicações sobre as atividades disponíveis. Em seguida, é possível escolher nome e avatar para o personagem, que logo recebe uma carteirinha do Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL).
O personagem começa a história com apenas um tipo de alimento disponível em sua fazenda e precisa fazer trocas com outros agricultores da pequena comunidade. Também é possível ir a um mercado na cidade que oferece produtos industrializados ou novos alimentos para serem cultivados na fazenda. As plantações são integradas e as escolhas do jogador interferem no desenvolvimento da propriedade e na saúde do personagem.
“Economia solidária não é algo que a gente lida no dia a dia em um ambiente urbano e é interessante ver essa nova maneira de lidar com a propriedade, com essa relação de troca que é diferente do que vivemos na cidade,” explica João Pedro Winbald, estudante de Engenharia Eletrônica de Computação é um dos integrantes do grupo, ao lado da estudante Fabrícia Nicomesdes e da professora Emanuele Nunes.
Para ajudar a manter a saúde do personagem, o usuário pode colocá-lo para fazer atividades físicas. Outra ação que impacta no dia a dia da fazenda é responder a um questionário sobre ciências da natureza. As respostas corretas colaboram com o crescimento saudável da plantação. Também há conteúdos voltados para as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como empatia, diálogo e cooperação.
“Tentamos colocar todos esses conceitos no jogo com as temáticas girando em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis que tratam da promoção da fome zero, agricultura sustentável, geração de trabalho e renda”, explica a professora Emanuele Nunes, que tem mantido reuniões por videoconferência com Pedro e Fabrícia regularmente.
“A Maratona UNICEF Samsung visa a estimular propostas como essa, que oferecem soluções criativas e lúdicas para pontos sensíveis da sociedade, que proponham debates e mudanças que transformem o mundo. É o que perseguimos com a visão global da Samsung na educação: Togheter for Tomorrow! Enabling People”, salienta Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
O app IFarmNet é uma das 19 equipes selecionadas para a fase final da Maratona UNICEF Samsung. As últimas etapas do programa seguem totalmente online, tanto para o trabalho de mentoria, já em andamento, quanto para as bancadas de avaliação, previstas para acontecer entre os dias 18 e 29 de maio. A versão final dos aplicativos precisa ser publicada até 5 de junho.
Sobre a Maratona UNICEF Samsung
A Maratona UNICEF Samsung (https://maratonaunicefsamsung.org.br/) é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Samsung. O programa foi desenvolvido em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), por meio do programa Brasil Mais TI, e tem como objetivo desenvolver tecnologias educacionais na forma de protótipos de aplicativos para serem utilizadas, em escolas públicas, por professores e estudantes do Ensino Médio. Na edição anterior, mais de 100 equipes se inscreveram e 31 foram selecionadas.