Home Noticias Maratona UNICEF Samsung: inspirado na Grécia Antiga, jogo cria conselho para administrar cidades

Maratona UNICEF Samsung: inspirado na Grécia Antiga, jogo cria conselho para administrar cidades

por SimbiekJP

Ágora é um aplicativo colaborativo desenvolvido por alunos de Vitória da Conquista, na Bahia, e promove interações online e offline para estimular debates e argumentações

Reprodução das funções do app Ágora

A Maratona UNICEF Samsung nos apresenta diversos exemplos de a educação pode mudar a vida dos estudantes e entregar à sociedade ideias inovadoras. É o caso de um aplicativo criado por alunos de Vitória da Conquista, na Bahia, que está na fase final da edição de 2020. O app foi batizado de Ágora e incentiva debates e argumentações sobre como uma cidade deve ser administrada.

O nome tem origem na Grécia Antiga. As ágoras eram espécies de praças e anfiteatros onde filósofos, políticos e cidadãos se reuniam para discutir possíveis melhorias e mudanças dentro de suas comunidades. Ou seja, os berços da democracia. Com esse princípio, estudantes que integram o Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista resolveram desenvolver o aplicativo e inscrevê-lo na Maratona UNICEF Samsung.

“Queríamos fazer um app colaborativo, não competitivo. O jogo é baseado nas discussões, e elas não acontecem de fato no celular”, explica Vitor Hugo Lacerda, um dos desenvolvedores do aplicativo ao lado de Filipe Souza, Luís Borges e Renata Valença. O grupo contou com a supervisão da professora Elmara de Souza.

O funcionamento do jogo é simples e intuitivo – e mesmo assim há um tutorial detalhado no menu inicial: um grupo de pessoas precisa de apenas um dispositivo para jogar, escolher um nome para a cidade fictícia que será criada e depois indicar a quantidade e o nome dos integrantes dessa partida. A imagem de um jornal, o Ágora News, vai anunciar a criação desse conselho e, assim, as discussões poderão começar.

Foram desenvolvidas 15 etapas e cada uma delas promove debate de ideias, votação democrática e consequências das decisões. Por exemplo, a primeira discussão é relacionada ao pedido de um pequeno agricultor, que deseja banir o uso de agrotóxicos nas plantações da cidade. Cada membro do conselho, então, expõe seu posicionamento para os demais e registra voto no aplicativo.

A decisão do conselho é enviada e uma nova imagem do jornal aparece para mostrar quais as consequências dessa medida na rotina da cidade. Índices de satisfação pública, melhoria da infraestrutura, economia e sustentabilidade podem ser afetados a cada atitude do conselho em relação aos problemas e demandas da cidade. Os temas explorados envolvem a chegada de uma grande rede de supermercados no município e até mesmo medidas de isolamento social.

“Não há certo e errado, existem apenas consequências das decisões. Estudamos muito as competências básicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para entender o que poderíamos desenvolver e achamos pesquisas de doutorado que indicam uma falta de ensino de argumentação nas escolas. Então pensamos em um app que promovesse essa competência de colaboração e argumentação para ajudar no ensino médio”, explica a professora Elmara.

O grupo responsável pelo Ágora é composto por alunos do ensino superior, como Felipe, Luis e Vitor Hugo, e também por uma estudante do ensino médio, Renata. A jovem não esconde a ansiedade e animação com o projeto: “É realmente gratificante participar do desenvolvimento de um aplicativo. Os meus colegas são muito bons na área de tecnologia e eu também quero entrar nessa área. Aprendi muito sobre como desenvolver um app, sobre a BNCC e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Para a Samsung, ideias como a do time de Vitória da Conquista representam a realização de objetivos. “A Samsung trabalha permeada pela visão global ‘Together for Tomorrow! Enabling People’, e investe em educação no Brasil há mais de uma década. Então, ver um projeto como o Ágora, que identifica lacunas do ensino no país e incentiva o trabalho colaborativo e o debate de ideias e ações, gera enorme orgulho”, celebra Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

O Ágora é fruto do trabalho de uma das 19 equipes selecionadas para a fase final da Maratona UNICEF Samsung. As últimas etapas do programa seguem totalmente online, tanto para o trabalho de mentoria, já em andamento, quanto para as bancadas de avaliação, realizadas entre os dias 18 e 29 de maio. A versão final dos aplicativos precisa ser publicada até 5 de junho.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações