Diante de uma maior consolidação da transformação digital, setores tradicionais como o de prestação de serviços às famílias patinam na tentativa de compreender os novos consumidores e atender seus anseios.
A facilidade de poder comprar diferentes produtos para o dia a dia por meio do ambiente online contribuiu para que mais pessoas passassem a aderir a essa comodidade. Hoje, fazer compras pela internet já é a preferência dos brasileiros. Segundo levantamento realizado pelo NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem essa modalidade de compra.
Um dos setores que se mantinha estagnado, sem inovações para satisfazer as novas necessidades dos consumidores, é o setor de serviços prestados às famílias, mais especificamente as lavanderias de roupas, ainda focada no atendimento físico e nos melhores pontos comercias como o segredo do negócio.
Na contramão desse cenário, em Belo Horizonte, uma startup percebeu que mudanças nesse segmento eram mais do que necessárias e colocou em ação uma nova maneira de pensar o serviço de lavagem de roupas. Focada nesse público conectado, a lavanderia oferece um serviço 100% online e 100% delivery.
Segundo Francieli Lopes, CEO da Sua Lavadeira, “Nossos clientes não querem pagar mais caro pelo custo de se manter a lavanderia no melhor ponto comercial, elas querem preço justo e a comodidade do delivery.”
Conforme levantamento do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, cerca de 40% das pessoas sentem que seu tempo livre encurtou, principalmente por causa do excesso de tarefas e ter que levar trabalho para casa. Essa falta de tempo reflete na forma que as pessoas estão consumindo produtos e serviços. Empresários do setor de lavanderias afirmam que a percepção é de que as pessoas estão cada vez mais atarefadas e a correria do dia a dia já não deixa tempo para os serviços domésticos e até levar as roupas a uma lavanderia lhe toma um tempo precioso.
A pandemia deixou ainda mais evidente a necessidade de mudanças
A pesquisa realizada pelo IBGE constatou que nos primeiros meses da pandemia o setor de serviços chegou a ter perdas superiores a 19%. Com serviços prestados às famílias, onde as lavanderias se enquadram, a queda foi ainda maior, só em abril de 2020 houve uma retração de 44%. Esse cenário evidenciou que mudanças eram necessárias para a adaptação à nova realidade.
Não só para atender os anseios dos novos consumidores, mas também para enfrentar a crise gerada pela pandemia, as lavanderias tiveram que se reinventar. A palavra de ordem para o setor agora é o delivery e quem não se adaptou já fechou as portas ou está na eminência de fechar.
Francieli Lopes ainda reforça que “a percepção de mercado é que esse modelo de negócios focado em uma lavanderia online e com delivery não será adotado exclusivamente por conta da pandemia, mas sim para o futuro. Nossos clientes continuarão priorizando a facilidade e a comodidade para contar com serviços essenciais em sua rotina e, inegavelmente, a tendência é que essa nova abordagem ultrapasse os modelos tradicionais”.
Além da diminuição geral do serviço, a pandemia também fez mudar o perfil de peças enviadas às lavagens. Com o fortalecimento do home office, o fechamento das casas noturnas e cancelamento de festas, roupas que necessitam de uma lavagem especial não estão mais sendo usadas. Camisa social, terno e vestido de festa, que correspondiam a quase 50% do volume de serviço das lavanderias, tiveram uma retração de até 65% segundo empresários do setor.
Como medida para mitigar essa diminuição na demanda, empresários estão focando em novas modalidade de serviço. Os planos e pacotes para lavagem das roupas do dia a dia estão sendo implementados em quase todas as lavanderias. A demanda reprimida por esse tipo de serviço, gerado devido à diminuição do tempo livre das famílias, e a necessidade de novas fontes de renda para as empresas, fizeram surgir novos mercados e oportunidades para os empresários.
A CEO da Sua Lavadeira credita o crescimento de algumas lavanderias em 2020 a antecipação das necessidades que ficaram ainda mais latentes durante a pandemia: “a fusão da economia gerada por não alugar os melhores e mais caros pontos comerciais, a logística voltada para o delivery, além do fluxo de trabalho, maquinário e insumos específicos para lavagem de roupas do dia a dia permitiram que entregássemos toda comodidade que nossos clientes queriam a um preço justo”.
Website: http://www.sualavadeira.com.br