Home Noticias INTERNACIONAL: NOVO RELATÓRIO SOBRE COMÉRCIO DE SERVIÇOS DIGITAIS VISA PREENCHER DADOS VAZIOS

INTERNACIONAL: NOVO RELATÓRIO SOBRE COMÉRCIO DE SERVIÇOS DIGITAIS VISA PREENCHER DADOS VAZIOS

por Vinicius Fernandes Felipe
Imagem Logo UNCTAD

Imagem Logo UNCTAD

Genebra, 21 de dezembro de 2016 – Costa Rica, Egito, Índia e Tailândia estão preparados para testar um novo método para coleta de dados estatísticos que forneçam aos governos dados importantes sobre o comércio de serviços, disse um funcionário da UNCTAD (United Nations Conference on Trade and Development – Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) nesta quarta-feira.

O comércio de serviços, no valor de US $ 4,8 bilhões em 2015, quase duplicou na última década, à medida que as novas tecnologias de informação e comunicação tornaram mais fácil a terceirização de serviços empresariais mais complexos, tais como consultoria de marketing e administração e redução de barreiras e custos de entrada para as empresas nos países em desenvolvimento.

Mas os atuais relatórios estatísticos não permitem calcular quanto é fornecido de forma on-line e quanto é entregue de maneira tradicional.

“A falta de dados torna difícil para os países em desenvolvimento tentar posicionar-se no crescente mercado global de terceirização de processos de negócios”, disse Torbjörn Fredriksson, chefe da Seção de Análise de TIC da UNCTAD.

“Muitos países querem aproveitar as novas oportunidades, mas não sabem se estão conseguindo, porque não têm ferramentas para medi-la”, disse ele, acrescentando que os formuladores de políticas atualmente têm que se basear em estimativas de mercado, muitas vezes de empresas de consultoria.

Para preencher os dados, a UNCTAD trabalha com os governos da Costa Rica, do Egito, da Índia e da Tailândia para desenvolver um relatório estatístico que capture o verdadeiro valor dos seus serviços transaccionados online. O trabalho é financiado pelo governo sueco.

Os países esperam começar a coletar dados até abril de 2017, com dados preliminares disponíveis antes da conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio, em Buenos Aires, em dezembro de 2017, após ter se reunido com a UNCTAD e outros especialistas internacionais em Genebra no início deste mês.

“Os novos dados fornecerão aos governos, estatísticas confiáveis ​​e comparáveis ​​para apoiar as negociações sobre questões relacionadas ao comércio digital”, disse Fredriksson.

“Ao mostrar mais precisamente o que está acontecendo nesses quatro países, os governos terão finalmente uma melhor visão do volume e da composição dos serviços habilitados para TIC”, acrescentou.

Maiores informações: http://unctad.org

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações