Intel revela ser necessário continuar investindo em seu negócio de telefonia móvel e chip portáteis, para garantir o seu futuro em uma indústria eletrônica, onde tudo estará conectado à Internet
A maior fabricante de chips de computador do mundo divulgou em abril que as perdas excederam a receita em sua divisão celular. Depois de um início lento, as capacidades de celular de chip da Intel este ano está chegando ao ponto onde eles devem conquistar novos clientes, disse o Chief Financial Officer Stacy Smith.
“Em cinco anos, cada dispositivo terá de ligar“, disse Smith em uma entrevista ontem na companhia de Santa Clara, Califórnia, sua sede. “Nós temos que fazer esses investimentos a participar dessas grandes oportunidades.“
A maior parte da receita da Intel vem de chips que funcionam nos computadores pessoais – um mercado que está encolhendo como resultado de mudanças da demanda do consumidor em relação a dispositivos móveis. Para lidar, a empresa está em busca de ganhar encomendas de processadores de fabricantes de telefones, tablets, carros e uma variedade de outros dispositivos que estão ganhando a capacidade de calcular e oferecerem link para a web.
Fundamental para esse esforço está oferecendo chips que podem se conectar a redes de celulares de alta velocidade, uma área onde a Qualcomm Inc. forjou uma quota de mercado dominante e expulsos concorrentes. No início desta semana, a Broadcom Corp disse que planeja vender ou fechar seu negócio de telefonia celular (dentro da banda base tradicional).
Já, a Intel reportou um prejuízo no primeiro trimestre de 929 milhões dólares americanos em seu grupo de comunicações móveis e que as vendas caíram 61 por cento, para 156,000 mil dolares. Os resultados levaram os investidores, como Michael Shinnick, administrador de fundos da Wasatch Advisors Inc., para dizer em abril que a Intel poderia ser melhor para fechar a unidade e transformar os seus esforços para chips de fabricação para outras empresas.
A empresa demorou a apresentar fichas que eram o suficiente para executar computadores tablet com eficiência de energia. Isso está mudando agora, e Intel neste momento tem como objetivo de ter 15 por cento a 20 por cento do mercado de tablets de unidades vendidas este ano, disse Smith.