, A Intel revelou vários sistemas funcionais baseados nos processadores Ivy Bridge, durante o “Investors Meeting”; anunciando também o atraso do lançamento (marcado para 2012)dos smartphones baseados nos SoC Medfield. Em adição, o gigante Azul revelou a sua oferta até 2014 de processadores da linha Atom, sem revelar grandes detalhes sobre as novas plataformas.
As plataformas Atom são apontadas a quase todos os mercados, incluindo os mercados de netbooks, nettops, tablets, smartphones, desktops de baixo consumo, sistemas integrados e outros tipos de sistemas eletrônicos. A família de processador Atom irá no final deste ano transitará para o processo de fabricação de 32nm graças à arquitetura Saltwell. De acordo com a Intel, as primeiras soluções baseadas no novo SoC de 32nm deverão estar disponíveis no inicio de 2012.
Em 2013, com a arquitetura Silvermont, a Intel irá anunciar os primeiros processadores Intel Atom baseados no processo de fabricação de 22nm, que irão apresentar um design de execução out-of-order (os Atom atuais utilizam um design in-order), tornando-os bem mais eficientes no processamento de dados. Esta é sem dúvida uma das características mais esperadas, que irá permitir um grande aumento de desempenho nos processadores Atom. Em adição, o processo de 22nm irá fazer uso de transístores tri-gate 3D, permitindo um consumo mais reduzido de energia.
Para 2014, a Intel planeja lançar os processadores Atom baseados na arquitetura Airmont (14nm). É interessante ver que a Intel está tentando recuperar o tempo perdido, com o road-map mostrando que os processadores Atom apanharão os processadores desktop referente ao processo de fabricação.
Fonte: Anandtech.com