O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e a Boeing Research & Technology assinaram nesta terça-feira (11) carta de intenções para fomentar parcerias em áreas como sensoriamento remoto para a gestão de culturas energéticas, desenvolvimento de sensor de órbita baixa, monitoramento da influência da ionosfera em sinais de GPS e integração de sensores para nanossatélites.
“O Inpe e a Boeing planejam trabalhar conjuntamente para explorar potenciais colaborações de pesquisa e desenvolvimento de interesse mútuo. Isso será realizado de acordo com legislação de seus países e, inicialmente, terá por foco as áreas de Observação da Terra, Ciência Espacial e Atmosférica e o CTE [Centro de Tecnologias Especiais]”, declarou o diretor do Inpe, Leonel Perondi.
A Boeing Research & Technology é a organização de pesquisa avançada, tecnologia e inovação da fabricante de aviões. A empresa, que já mantém parceria com a Embraer, está buscando cooperações nas instituições de pesquisa brasileiras de ponta do setor, como o Inpe e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Aeronáutica.