O termo “inovação aberta” foi criado em 2003 pelo professor Henry Chesbrough da Berkeley University e refere-se à colaboração entre organizações, indivíduos e entidades públicas objetivando criar processos, produtos e serviços inovadores compartilhando riscos e recompensas.
Em um mundo que a cada dia está mais conectado, a inovação aberta tem a vantagem de permitir às empresas mitigar riscos e reduzir os custos de seu processo de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), além de conduzir mais rapidamente as inovações ao mercado.
Ao inserir-se numa comunidade de open innovation, a exemplo da Inocrowd, a empresa tem acesso a muito mais tecnologias, habilidades, recursos e capital humano do que aquilo que já estaria disponível internamente.
A premissa da inovação aberta é a crença de que num mundo de conhecimento distribuído, as organizações não devem confiar apenas em pesquisas internas e podem se beneficiar imensamente da inovação com parceiros.
O Professor e Economista Diercio Ferreira, Gerente da Inocrowd Brasil afirma que “a sinergia entre ideias externas e internas reduz drasticamente os custos necessários para realizar projetos disruptivos. Assim, o risco embutido no processo para inovar de não se desenvolver produtos, serviços ou processos inovadores é mitigado e diluído entre todos os membros da crowd (multidão) não ficando concentrado numa única organização”.
A inovação aberta também contribui para aproximar as empresas de sua base de clientes ajudando-as a explorar preferências, conhecimentos e ideias inovadoras e desta forma, além de promover uma imagem positiva, também disponibiliza uma diversidade de ideias e menores custos de P&D.
Atualmente, a inovação aberta tem sido mais amplamente explorada por grandes players globais, no entanto, sua abordagem é altamente benéfica para micros, pequenas e médias empresas e start-ups que geralmente não dispõem de muitos recursos para tocar grandes projetos de inovação.
Ao participar duma comunidade de inovação com investimento inicial muito baixo, essas pequenas e médias organizações superam as barreiras mercadológicas à entrada e acessam novos mercados que enfrentam menos restrições.
Maior velocidade nos processos de Pesquisa e inovação
A inovação aberta também contribui para que organizações acelerem o tempo de acesso a mercados. Uma empresa pode optar por adquirir tecnologia por meio do licenciamento interno ou comprar direitos de propriedade do que perder um tempo valioso no desenvolvimento de seu próprio produto ou serviço a partir do zero.
Como as plataformas de open innovation funcionam
Soraya Gadit, Fundadora e CEO da Inocrowd relata que “as abordagens convencionais até então utilizadas para inovar embutem o risco de tornarem-se lentas, de elevado custo e em muitos casos podem não atingir o resultado esperado. A Inocrowd através da inovação aberta está revolucionando radicalmente a maneira como as empresas inovam”.
A plataforma da Inocrowd está integrada por inteligência artificial e machine learning e fornece uma metodologia para inovar comprovada e de baixo custo ajudando as empresas a adquirir um amplo leque de ideias, insigths e soluções usando o conhecimento originado da multidão (crowdsourcing).
Os clientes empresariais da Inocrowd chamados de seekers (buscadores) aderem à plataforma trazendo problemas de inovação. Através da metodologia Inocrowd, os problemas de inovação são formatados como um desafio. Nos desafios são especificamente definidos os problemas de inovação, potenciais soluções, requisitos da propriedade intelectual e os prêmios para os solucionadores (solvers).
O desafio poderá ser postado de forma anônima ou não na rede Inocrowd para ser resolvido por uma rede integrada por 1.6000.000 solucionadores denominados solvers oriundos de importantes centros de pesquisa e universidades do globo ou a empresa (seeker) também pode postar desafios internos voltados aos seus colaboradores e parceiros.
As empresas (seekers) avaliam as soluções em consonância com o edital do desafio e concedem prêmios como compensação pelos direitos de Propriedade Intelectual adquiridos.
A Inocrowd opera como rede de conhecimento e ecossistema de inovação originado na Europa e possui 9 anos de experiência neste segmento e através de sua metodologia atestada, ampla experiência e uma plataforma interativa permitiu que organizações como VW Autoeuropa, Bosch, NOS Telecom, Deustch TeleKom entre outras entidades encontrassem soluções para relevantes e urgentes problemas de inovação para rapidamente acessar mercados.
A Inocrowd dispõe de um índice de sucesso de 95% para os desafios postados na plataforma com tempo médio de 4 a 6 semanas para solucionar os desafios alocados.
Website: https://inocrowd.com